terça-feira, novembro 30, 2004

Wikinews em ação

Uma prévia do que será o projeto Wikinews já está na web.

Há uma notícia do Brasil: o ataque que trabalhadores sem-terra sofreram em Minas Gerais.

O destaque, no entanto, fica por conta da matéria sobre a adolescente americana que matou a mãe e relatou o ocorrido em seu blog.

O Wikinews foi matéria, neste final de semana, na Wired.

segunda-feira, novembro 29, 2004

Por aí...

Striking up digital video search - o Google, a Microsoft e o Yahoo estão cada um desenvolvendo um novo sistema de procura multimedia para vídeos digitais.

A grande muralha eletrônica da China - no fim do ano, a China será a maior comunidade online com 111 milhões de internautas. O governo chinês, no entanto, ainda censura sites e prende internautas.

Philips volta a produzir computadores - após 14 anos, a empresa holandesa volta ao mercado de computadores pessoais.

Tente a Wikipedia - a enciclopédia livre já é mais confiável do que as tradicionais fontes de pesquisa, segundo a AP.

Ameaça de morte + blogosfera iraniana na Wikipedia

Hossein Derakhshan, o blogueiro que recebeu via blog ameaças de morte de um grupo islâmico radical, comenta, em seu site, o caso.

Segundo Hossein, o FBI já tem conhecimento do ocorrido. O Blogger, hospedeiro do blog que fez as ameaças, já foi contatado, mas ainda não se pronunciou a respeito.

Enquanto isso, o blog que o ameaçou continua na web e insiste na idéia de que o blogueiro deve ser morto. Só que desta vez, seu colega iraniano Keyvan Hosseini, que mora em Praga, também está sendo ameaçado de morte.

Em tempo: o blogueiro montou na Wikipedia um tópico todo dedicado aos blogs no Irã. A meu ver, é uma boa fonte de pesquisa já que é raro encontrar informações claras sobre a blogosfera iraniana na web. Há alguns dados e recomendações de livros interessantes. O Irã possui atualmente 65 mil blogs ativos

A vida antes da internet

É certo que há um pouco de exagero.

Mil e uma utilidades

Agora, nas entradas dos estádios ingleses, além de facas, correntes e outras armas letais, a polícia está confiscando celulares. É que eles têm sido usados como armas. Em vez atirar pedras, os hooligans atacam os aparelhos em seus alvos.

Via Mobile Weblog

sexta-feira, novembro 26, 2004

Extensões polêmicas

O navegador Firefox atingiu a marca de 6 milhões de downloads. Mal o navegador alcançou a confiança e o conhecimento dos usuários de internet, duas extensões já causam polêmica. Uma é a do Bugmenot - aquele site que fornece senhas e logins grátis para diversos sites.

Ela funciona da seguinte maneira: se você estiver, por exemplo, na página de um site de notícias, que exige registro para ler as matérias, você verá, em seu navegador, um login e uma senha válidos para usar na página.

Essa mesma função é cumprida pela extensão Wikalong que, originalmente, não tinha esse objetivo.

Mais tarde falo melhor sobre o Firefox e o BugMeNot, um site que volta e meia sai da web e causa muita polêmica.

PS - As senhas fornecidas por essas extensões são somente para serviços gratuitos, que apenas necessitam de registro gratuito. Serviços pagos nem pensar.

Celulares personalizados

Por 8 dólares, crie e receba em casa uma capa personalizada para o seu celular. O serviço, por enquanto, só funciona nos EUA. Confira aqui

A Nokia, em promoção de lançamento de seu modelo 3220, promove concurso de design para celulares. Clique aqui para criar um estilo personalizado e ainda votar nos melhores designs. Os dez primeiros colocados ganham celulares e acessórios.

Cidadão jornalista

A MSNBC descobriu o "cidadão jornalista". O canal de TV a cabo testou, durante as eleições americanas, um blog alimentado com matérias feitas pela própria audiência. Nesta semana, o projeto Citizen Journalists Blog volta com tudo.

Agora, os colaboradores - cidadãos jornalistas - cobrem grandes e pequenos eventos e temas, como os efeitos da Guerra no Iraque e os debates políticos no ambiente familiar no Dia de Ação de Graças.

Mais detalhes aqui.

Revival anos 80

Parece que a onda de revival anos 80 está sendo levada a sério pelo mundo do entretenimento. O console Atari foi relançado, neste Natal, com 20 jogos na memória.

quinta-feira, novembro 25, 2004

Finalistas do Prêmio Esso

Foi divulgada a lista dos finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2004. A premiação acontece no dia 14 de dezembro.

Confira a lista aqui.

quarta-feira, novembro 24, 2004

Turn your back on Bush + desculpas aceitas

Um novo protesto contra o governo Bush está sendo organizado pela web.


Depois do site Sorry Everybody, em que americanos pedem desculpas ao mundo pela reeleição de Bush, eis que surge a resposta do mundo, o Apologies Accepted. Ou seja, aceitamos suas desculpas.

Exposições online

Destaco duas exposições de fotos que estão online.

Uma é a New York Changing, que proporciona uma comparação entre a Nova York de hoje e a de 30 anos atrás. Imagens tiradas examente do mesmo local são colocadas lado a lado.



A outra é Sexual Tension, do fotógrafo Elyse Butler, que registra os bastidores, nos EUA, da indústria pornográfica.

terça-feira, novembro 23, 2004

Blog para estudantes

Com a criação de um blog, a Apple reformula a parte de seu site voltada para estudantes.

Santa Ifigênia


A Santa Ifigênia é tema de matéria no Gizmodo. Eu já vi várias reportagens sobre a região, mas desta vez fez o pessoal se fixou em alguns detalhes: os prédios art déco, as ruas movimentadas que lembram o jogo frogger - aquele do sapo que tinha que atravessar a rua e não ser atropelado.

Para quem não conhece, a Santa Ifigênia é o nome de uma rua em São Paulo/Brasil que é uma meca do "mercado cinza" da informática.

A região é um conhecido local de compras de programas e acessórios de computador, no entanto, tem fama de centro de pirataria e contrabando.

segunda-feira, novembro 22, 2004

Blogueiro esclarece filmagem de morte

Kevin Sites, o blogueiro que registrou a morte de um rebelde desarmado e ferido por um soldado americano, quebra o silêncio e, em seu blog, fala sobre o assunto.

Kevin, que chegou a receber ameças de morte e ser rotulado de ativista anti-guerra, conta, no post intitulado Open Letter to Devil Dogs of the 3.1, que simplesmente cumpriu sua função de jornalista e registrou o que acontecia.

Fala também sobre a sua indecisão de publicar o vídeo e pede aos leitores que tirem as próprias conclusões sobre o seu ato.

O New York Times, em uma rara ocasião, dá destaque, hoje, ao post publicado no blog.

Pepsi Spice Project

Semelhante ao documentário Super Size Me, em que um americano ficou 60 dias comendo somente alimentos do Mcdonald's, um outro americano está fazendo o mesmo.

Há 7 dias - sua meta é chegar a 45 dias - está sem beber nada, a não ser Pepsi. O experimento serve para perceber os efeitos da bebida em seu corpo. Tudo isso é documentado em um blog.

Dan Gillmor no JB

O Jornal do Brasil traz uma matéria com o jornalista de tecnologia Dan Gillmor. Ele fala sobre o seu livro We the Media: grassroots journalism by the people for people

Destaco alguns trechos:

De acordo com Gillmor, o futuro do jornalismo seria mais uma espécie de conversação com o leitor do que uma aula. As matérias seriam produzidas a partir de uma integração, mesmo que virtual, entre "produtores" e "consumidores"

No livro, Gillmor cita o caso do site OhMynews.com, da Coréia do Sul, em que 15 mil "repórteres cidadãos" publicam não só comentários mas também redigem as notícias.

sábado, novembro 20, 2004

Mais conteúdo gratuito e comerciais

A AOL abrirá , nas próximas semanas, o AOL Video para público em geral - assinantes ou não.

O WSJ também oferece conteúdo gratuito por meio de seu Video Center. O jornal aposta em comentários, entrevistas e algumas notícias.

Em tese, todos esses serviços são gratuitos. Entretanto, você é obrigado a assistir um pequeno comercial antes de rodar qualquer vídeo, semelhante ao que ocorre em emissoras de TV.

Leia também
Open Session na web

Operação verdade

Paul Rieckhoff, veterano de guerra no Iraque, criou um blog para que soldados americanos compartilhem suas histórias e experiências com seus familiares e oficiais do governo. Via MSNBC

Nova voz na web

Uma nova rádio está na web: a Rádio Insurgente, do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN). É uma das poucas que, no México, transmite em várias línguas.

É possível fazer o download de alguns programas. Na programação: notícias internacionais e locais, muitas mensagens políticas e música dos povos indígenas do México.

Novos modelos de computadores

A Via Techonologies incentivou os designers usuários de suas placas-mães a mudar a aparência de seus computadores. Foi aí, que o designer Adam Bertram teve a idéia de colocar a placa-mãe de seu computador dentro de uma torradeira.

Outro usuário transformou a torre do computador em um porta-aviões, com um mouse que é um barco (foto abaixo).

O CNET traz uma galeria com as fotos do que eles fizeram com os computadores.


sexta-feira, novembro 19, 2004

Novo Blog

O NYT estreou um blog de tecnologia

Google Scholar

Voltado para estudantes e o pessoal da área acadêmica, o google lança, em versão beta, um sistema de busca para textos científicos.

quinta-feira, novembro 18, 2004

Biblioteca na web

MEC libera, de graça, quase 1.000 livros na web - governo brasileiro disponibliza de forma gratuita obras literárias, científicas e artísticas. Entretanto, devido à quantidade alta de acessos, o site está fora do ar.

Projeto colocará mais de 30 milhões de jornais antigos na web - chamado The National Digital Newspaper Program, o projeto busca digitalizar as páginas dos jornais americanos produzidos entre 1836 e 1922.

quarta-feira, novembro 17, 2004

Beatles + Jay-Z = Grey Video

O DJ Danger Mouse tornou-se famoso ao lançar, no ano passado, o Grey Album - disco feito de um remix, sem autorização, entre o White Album (1968) dos Beatles e o Black Album (2004) do rapper Jay-Z.

A gravadora EMI, detentora dos direitos autorais do Beatles, conseguiu proibir a comercialização e obteve autorização para processar qualquer site que ousar hospedar, em seus servidores, o MP3 do álbum.

Em fevereiro, o músico criou a Grey Tuesday em protesto à proibição, mas sem alcançar sucesso.

Apesar desses empecilhos, a fama do DJ aumenta. Mais ainda depois do lançamento, hoje, na web do The Grey Video, videoclip para uma das faixas de seu disco proibido.

No clip - feito com várias trucagens e montagens entre um trecho de Hard Day's Night e uma apresentação do Jay-Z - aparece o Ringo Star discotecando e John Lennon dançando break.

Ficou curioso? Confira aqui.

Wikinews na imprensa brasileira

Conforme o noticiado, neste blog, em primeira mão, o projeto Wikinews começa a ganhar força. O seu lançamento oficial é aguardado para o fim deste mês. É matéria, hoje, na FolhaOnline.

Visitante será o redator de site de notícias Wikinews

Arte da ficção científica


A prestigiada The New York Academy of Sciences promove a exposição From Imagination to Reality: The Art of Science Fiction - Da fantasia à realidade: a arte da ficção científica.

Além do trabalho gráfico, o evento aborda também a literatura relacionada à ficção científica, conhecida por seus robôs, extraterrestres, engenharia genética, computadores e viagens no tempo.

Uma prévia da exposição aqui.

terça-feira, novembro 16, 2004

Blogueiro registra morte de rebelde desarmado no Iraque


Print-screen do video momentos antes do rebelde ser morto

O blog de guerra do jornalista Kevin Sites - comentado aqui - foi integrado ao site da emissora americana NBC, que, por enquanto, não exerceu nenhum controle editorial sobre o trabalho do correspondente.

Ontem, o blogueiro registrou, em vídeo, a morte de um rebelde iraquiano por um Marine. O soldado americano atirou na cabeça do rebelde que estava ferido e desarmado, em uma mesquita, no Iraque. O vídeo está circulando pela web e já causa desconforto no governo americano.

Para conferir o vídeo aqui. (necessário Windows Media Player 10)

Fonetographers

25 fotógrafos, designers e músicos consagrados receberam a missão de, munidos de celulares com câmera fotográfica, registrarem qualquer momento de suas vidas.

As impressões fotográficas resultaram na exposição Fonetography, que, por enquanto, fica só em Londres. O dinheiro arrecadado com as entradas será doado a Mencap, entidade ligada a Care.

Um preview da exposição aqui no site da patrocinadora do evento.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Online Journalism Awards

Foram anunciados os vencedores do Online Journalism Awards. O blog do jornalista de tecnologia Dan Gillmor e o Press Think, de Jay Rosen, ganharam na categoria "Online Commentary".

domingo, novembro 14, 2004

Guerra dos mecanismos de procura

A BBC fez um test drive com os mecanismos de busca mais populares. Não é nada científico, mas é interessante.

sábado, novembro 13, 2004

Clonagem de celulares

A Nokia está acusando a Sagem e a Vitelcom de violação de patentes dos desenhos de seus celulares. A alegação é de que o desenho do Sagem myX5-2 é muito parecido com diversos modelos da Nokia.

Entretanto, dê uma olhada na similaridade entre o Nokia 6020 e o Sony Ericsson T630 . E nada da Nokia querer processar a Sony.

Cá entre nós, com exceção de alguns modelos mais recentes, os desenhos dos celulares são todos muito parecidos.

Fonte: Mobile uberbin

Festival dos clips independentes

Acontece em Nova York, nos dias 14 e 15 de novembro, a terceira edição do IMVF, Independent Music Video Festival.

A lista dos 40 artistas participantes está aqui, no final da páginal inicial. Entre eles, algumas caras já conhecidas do meio indie, como a performer Peaches e o pessoal do Camera Obscura - aquele grupo twee da namorada do líder do Belle and Sebastian.

Doses homeopáticas do que já foi o festival em outros anos aqui.

sexta-feira, novembro 12, 2004

Direto de Falluja

Kevin Sites é um jornalista e fotógrafo que está blogando direto do Iraque. Em seu último post, publicou algumas fotos das tropas americanas em Falluja.

Para ver aqui.

Tecnologia dos anos 80




Product Design Data Base

Foto - de cima para baixo: HC-20, computador de mão, da Epson (1982); cassete player, da Nakamichi(1977).

Via Core 77

Futuro da Palestina

New York Times traz um especial multimídia que enfoca o futuro do povo palestino.

Drops

A Nullsoft, empresa responsável pelo Winamp acabou de fechar as portas. Com isso, um dos mais populares players de MP3 chega ao fim. Via The register



Atualizações do banco de vírus e do programa AVG 6.0, versão gratuita de um dos anti-vírus mais populares, estarão disponíveis até 31 de dezembro. A partir dessa data, atualizações somente para a versão paga, o AVG 7.0.

Atualização: leitor recomenda o anti-vírus Avast como substituto ao AVG.

quinta-feira, novembro 11, 2004

Sem novidades (por enquanto)

Em relação à cobertura da morte de Iasser Arafat não há muitas novidades na web. Destaque, com exceção, para o site da MSNBC e do NYT, que saiu na frente e produziu um especial multimídia para contar a história do líder palestino.

Atualização: A BBC montou um blog que traz informações sobre a morte de Arafat. O site é alimentado por correspondentes da emissora espalhados pelo mundo.

Faça você mesmo

Artigo no Poynter ensina aos jornalistas como montar seus próprios sites. E, de quebra, traz uma lista dos jornalistas americanos que têm endereço na web.

Blogueiros, uni-vos!

Foi lançada, durante a Bloggercon 3, a Media Bloggers Association, uma associação de blogueiros e blogs que, em sua maioria, cobrem política.

quarta-feira, novembro 10, 2004

O caos começou ?

Notícias do dia do caos

Leilão

A Christie's realiza, no próximo mês, leilão de várias peças usadas no "mundo do entretenimento". Entre os objetos, estão os capacetes dos soldados do filme Star Wars e o bigode usado por Charles Chaplin em O Grande Ditador.

O acervo que será leiloado está online aqui.

Hemeroteca do Rock

Arquivo com artigos, reportagens de diversas revistas e artistas - de Abba a Frank Zappa.

Vídeo-game não é mais coisa de nerd

Muito interessante o artigo de Cory Bergman. Demostra o quanto a indústria de games cresceu, tornando o lançamento de seus jogos mais esperado que a sessão de estréia de um grande filme (blockbuster).

Comenta também a preocupação das TVs com esse crescimento, já que as pessoas na faixa de 20 a 35 anos estão trocando a TV pelo games. Emissoras já apontam uma queda na audiência no horário nobre.

Destaco alguns trechos:

"Video gaming is now more mainstream than watching a movie, and Halo 2 is expected to bring in more cash on Tuesday than the opening day of any blockbuster in history(...)

(...)Think of the game as a hit movie that runs for days -- a compelling storyline with unexpected twists, high drama and sweeping cinematography -- but you're playing the leading role (...)

(...)TV should learn a lesson from today's video games. Creating compelling content is just the first step in maximizing the entertainment experience."

Irã e blogs

Irã julga jornalistas presos por contestar islamismo na internet

PS - O blogueiro reformista Houssein Derakhshan, que está sendo ameaçado de morte, denunciou, em setembro, a prisão dos jornalistas.

terça-feira, novembro 09, 2004

Mapa da criatividade

A NGF criou o Mapa da Criatividade, um banco de dados interativo com os projetos educacionais mais inovadores ao redor do mundo. O objetivo é torná-los visíveis a um grande público.

O Mapa já contém mais de 100 projetos. Se quiser, você mesmo pode recomendar algum projeto educacional que considere importante - clicando em add project - ou, se preferir, pode votar em um dos que achar mais inovador.

O site da Angela Lago, que ensina o abecedário de forma interativa, está lá.

O Mapa também tem sua versão em HTML - só que aí não é um mapa, mas uma lista.

Melhores sites

A revista Webdesign promove concurso para escolher os melhores sites de 2004. A votação é online, e os indicados estão aqui. Os vencedores serão anunciados na edição de janeiro de 2005. Votantes concorrem a prêmios.

segunda-feira, novembro 08, 2004

Literatura via SMS

Esta notícia também vem da Índia, que acabou de lançar o primeiro romance escrito e distribuído via SMS no país. Os leitores recebem, a cada dia, um capítulo novo em seu celular.

A obra - chamada Cloak Room e escrita por Ro Gue - tem um blog para quem perdeu alguns capítulos.

Os textos são curtos e escritos da seguinte forma:

CloakRoom: Chapter 3

RitaSeesHerDadOrSomeoneLikeHimGetOnDaTrain,
beforeit leaves.SheDoesntNoticeDaCoffinDatIsCarriedInside,
AndDaTwoMenWatchinHer


Na China e no Japão, esse tipo de romance - produzido e distribuído via celulares - já é corrente. Os japoneses têm costume de ler notícias e textos nos celulares. Então, esse tipo de atitude é normal.

O romance Deep Love (foto), de 2000, por exemplo, conquistou um enorme sucesso e acabou pulando dos celulares para o impresso. Hoje, virou um filme e é um dos livros mais vendidos

Segundo o blog All about Mobile Life, o público deste tipo de literatura são jovens na casa dos vinte anos, ou seja, a primeira geração que cresceu trocando mensagens e informações via email.

As histórias vão desde romances "água com açucar" até histórias mais pesadas, como o próprio Deep Love, que conta a história de uma jovem prostituta usuária de heroína que se contamina com o vírus da AIDS e morre.

Via Textually

Roupas e tecnologia

Estudantes do the National Institute of Fashion Technology, na Índia, produziram um protótipo de uma jaqueta feminina que dá choque em qualquer pessoa que se aproximar de quem a está vestindo.

Na altura da cintura há um botão que ativa o choque de 100 volts. Um revestimento protege a pessoa de qualquer choque ou efeito colateral. O circuito elétrico é escondido de tal forma que parece fazer parte do bordado da roupa, assim como a bateria de 9 volts que alimenta o sistema e pode ser retirada a qualquer momento.

O produto é recomendado para as mulheres usarem contra engraçadinhos em ônibus e metrôs lotados. Parece um "produto tabajara", mas ainda não foi lançado comercialmente e já está fazendo sucesso na Índia. Foi matéria no TribuneIndia.

sábado, novembro 06, 2004

Blogueiro recebe ameaça de morte


Houssein Derakhshan, na "lista negra" de radicais islâmicos

O iraniano residente no Canadá Hossein Derakhshan, responsável pelo Editor: Myself recebeu várias ameaças de morte, via outro blog.

A história começa com a criação do blog Islamic Army, no qual o autor, que é anônimo, construiu uma lista de blogs iranianos que insultam a figura de Allah e do profeta Mohamed.

O Editor: Myself estava nesta lista. Depois de reclamações, o blog com a lista foi retirado da web. Mas, recentemente, voltou com ameaças evidentes, desta vez no servidor do Blogspot.

O blog de Hossein está outra vez nesta lista e alguns de seus posts são citados como exemplos de insultos a Allah e a conceitos sagrados do Islã. Um trecho do Alcorão é citado para legitimar e pedir a morte do blogueiro iraniano residente no Canadá.

Alguns links do Islamic Army apontam para o blog, também iraniano, Islamic resistance, de um autor chamado Amir. Nos posts: detalhes das armas e táticas usadas pela resistência iraquiana contra as tropas americanas.

Segundo Houssein, a situação é preocupante, já que sua pessoa e seu blog foram citados, recentemente, em artigos de jornais radicais islâmicos.

Independentemente de tudo não passar de um grande engano, - o que eu duvido, o Editor: Myself é um site sério e com uma estrada na blogosfera - Houssein já pensa em contatar as autoridades canadenses e o Google, reponsável pelo Blogspot, para tentar identificar os autores das ameaças.

PS - o Editor: Myself fala sobre vários assuntos como cultura pop e tecnologia.

Link

sexta-feira, novembro 05, 2004

Freeware

Ranking com os 46 melhores utilitários gratuitos para computador.

quinta-feira, novembro 04, 2004

Falsos blogs + marketing viral

Outro dia comentei sobre o uso crescente do marketing viral na web, mais especificamente da criação, por parte das empresas de vídeo-games, de falsos blogs para criar boatos na web de forma a promover seus produtos.

Desta vez quem está sendo acusada dessa prática é a fabricante de carros Mazda, que criou um blog, o HalloweenM3, no serviço Blogger, para promover o lançamento do Mazda3 .

O site, suspostamente mantido por um adolescente nova-iorquino de 22 anos, tinha vários links apontados para vídeos promocionais "exclusivos" do carro.

Os vídeos estavam hospedados no servidor da Sarkissian Mason, agência reponsável pela campanha de lançamento do carro. O username usado, HalloweenM3, também levanta suspeitas.

Coincidência ou não, após a denúncia feita por diversos blogueiros, no último dia 22, o blog, que teve 500 page views, foi retirado da web, mas ainda é possível vê-lo no cache do google.

Parece que o uso do marketing viral tende a aumentar. Afinal de contas, o custo é quase zero. Como um vírus, basta espalhar o boato em fóruns e comentários de blogs, para depois chegar a grande sites de agências de notícias. Em questão de horas, todo mundo está comentando ou vendo o seu produto.

Via MediaPost

Cinema americano

Linha do tempo - feita em flash - da história do cinema americano.

Falta muita coisa, mas vale a pena dar uma olhada.

quarta-feira, novembro 03, 2004

Carro com alma digital


Essa é do pessoal do Interactive Design Institute Ivrea, na Itália, que equipou um velho FIAT 500 com aparelhos multimídia.

Por fora parece mais um carro antigo, mas só parece.

Primeiro: ele é equipado com várias câmeras que tiram fotos, as quais podem ser enviadas e publicadas em tempo real no site do carro.

A janela traseira funciona como uma tela de computador, onde é possível ler e enviar email's - o carro é equipado com tecnologia wireless.

Enquanto você enche o tanque do velho FIAT, pode fazer o download de arquivos MP3 que estão em uma jukebox dentro da bomba de gasolina - na foto acima dá pra ver.

O charme desse carro, no entanto, não pára por aí. Quando está estacionado, filmes e imagens são exibidos nos faróis - semelhante a um descanso de tela.

Para você abrir e ligar o carro, precisa enviar ao mesmo uma mensagem SMS com o código de registro. Afinal é preciso um pouco de segurança, já que muitos querem ter um carro desses.

Balanço final

Depois das eleições, é hora de fazer um balanço do comportamento da mídia.

Cory Bergman no Lostremote cita três lições que merecem ser lembradas.

Pesquisas de boca-de-urna são apenas um retrato da eleição em um determinado momento - lembrando que elas indicavam a vitória de Kerry.

Publicar pesquisas de boca-de-urna é o caminho mais fácil para quebrar os "servidores" de seu blog.

Os sites das emissoras de TV americanas cometeram um grande erro ao não publicar os resultados da boca-de-urna. As pessoas foram a esses sites, na noite da eleição, em busca de resultados acessíveis e atualizados.

Steve Outing comenta em artigo que, neste pleito, ficou comprovado que a "nova mídia" não segue as regras da "antiga mídia", como a de não publicar os resultados da boca-de-urna antes do encerramento das eleições e, assim, não influenciar os eleitores.

Aliás, os blogs estão sendo acusados de mudar o rumo da votação ao publicar as pesquisas antecipadamente. No entanto, mais uma vez, Cory, do Lost Remote, defende os blogs. Afirma que os leitores deste tipo mídia são maduros o suficiente para saber que esse tipo de pesquisa não é nada científica.

terça-feira, novembro 02, 2004

Eleições americanas + blogs fora do ar

Hoje, os blogs americanos deram um grande passo em direção a um maior reconhecimento como mídia e fonte de informação. E ainda estão fazendo parte de um dilema jornalístico. Enquanto a "grande mídia" preferiu não publicar os resultados da boca de urna, os blogs saíram na frente e publicaram os números.

O público, é claro, correu para os blogs.

Em consequência, diversos tiveram problemas com o excesso de visitas e acabaram tendo seus servidores sobrecarregados. Até o momento deste post, o Buzzmachine e o Wonkette estavam fora do ar.

Aqui, no Brasil, Pedro Dória e Noblat estão realizando - sem problemas nos servidores - uma cobertura do pleito nos Estados Unidos. A meu ver, estamos vivendo um momento histórico em relação a blogs e ao jornalismo. Os blogs sairão dessa eleição com uma maior credibilidade e reconhecimento públicos.

Em tempo, um blog que está dando uma geral no modo como a mídia americana está atuando é o Lostremote. Já o Kottke abre espaço para os usuários relatarem sua experiência de votar.