sábado, outubro 30, 2004

Museu da tecnologia

Emil's Vintage Technology Site

Vários gadgets da antiga. Esse aí em cima à direita, por exemplo, é o ancestral dos atuais controles remotos. O outro, uma calculadora de mesa.

sexta-feira, outubro 29, 2004

Prêmio Big Brother 2004

Acontece entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, em Sevilha, na Espanha, a premiação do Big Brother Awards Espanha. Esse Big Brother, no entanto, não tem nada a ver com o reality show. Mas sim uma premiação negativa para governos, empresas e funcionários públicos que mais violaram a privacidade dos usuários de internet e computadores em 2004.

Na edição de 2003, a Microsoft, é claro, ganhou um prêmio. O destaque ficou por conta de Xavier Ribas que venceu na categoria setor privado por sua denúncia e identificação dos usuários das famosas redes P2P, usadas por programas de troca de arquivos, como o Kazaa.

O prêmio também acontece em outros países.

De olho no voto

Leitor comentou sobre o fato de que, no Brasil, somente um blog cobre as eleições.

Realmente, acredito que, em matéria de cobertura nacional, somente o Noblat esteja fazendo esse trabalho. Mas, em algumas cidades, existem alguns blogs específicos que cobrem as eleições locais.

Um bom exemplo é o Voto a Voto, projeto experimental produzido pelos alunos de Jornalismo da PUC-Campinas, que cobre o pleito na cidade.

quinta-feira, outubro 28, 2004

Até tu Brutus?!

Familiares de Bush estão lançando uma campanha na web contra seu primo, candidato à reeleição presidencial nos EUA. Na entrada do site há seguinte mensagem:

"Convidamos você a conhecer nossas histórias e pedimos que, por favor, não vote em nosso primo".

Direto do Clarín.

Mersey Beat


Link para nenhum fã de cultura pop ou beatlemaníaco botar defeito.

Os arquivos do jornal pop Mersey Beat foram digitalizados. Editada e criada em 1961 por Bill Harry, a publicação, que teve os Beatles em sua primeira edição, foi responsável por tornar os quatro garotos - à época em começo de carreira - famosos em sua cidade natal, Liverpool. John Lennon chegou a ter uma coluna no jornal.

Mersey Beat. O site é bem completo com artigos, fotos e reportagens da época, além da história da publicação.

Saiu

Acabou de "sair do forno" o número 12 da revista PeriodistaOnline, publicação toda dedicada ao Jornalismo Digital. Nesta edição, artigos como "Las reglas de estilo de la prensa digital", "La dinámica historia de ESPNdeportes.com" e dicas de livros e sites.

Periodista Online

quarta-feira, outubro 27, 2004

Best blogs

Os melhores blogs americanos sobre política e eleições, segundo os leitores do WSJ.

Via Cyberjournalist

100 anos de metrô

O New York Times traz um especial multimídia sobre os 100 anos do metrô da cidade.

Online e gratuito

Dicionário de informática

Dicionário de Língua Portuguesa (português europeu)

terça-feira, outubro 26, 2004

Super emails

Depois do Gmail, não param de aparecer sites que oferecem emails gratuitos com caixas de entrada robustas. Desta vez é o Xasamail com 2GB para armazenar mensagens e que, entre outras coisas, oferece um leitor de RSS feeds embutido.

Outros emails são o Walla - 1GB e United Email System com 3GB e que permite a configuração em clientes de emails.

Cuidado com as celebridades

Tome cuidado se você tem o nome igual ao de alguma celebridade e quer registrar um domínio homônimo na web.

Um cidadão argentino chamado José Carlos Sobera possuía um domínio com seu nome até que, num belo dia, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) decidiu que o endereço não seria mais seu e sim do apresentador espanhol de TV Carlos Sobera.

O argumento da Organização:

"Um personagem público tem mais direito a ter um endereço de Internet com nome próprio do que um cidadão comum".

Por enquanto, o domínio tem uma mensagem de protesto feita pelo Sobera argentino.

Direto do La Casa en el 115

White Room


Clipe feito em flash com a música de Eric Clapton ao fundo.

segunda-feira, outubro 25, 2004

Japão quer acabar com celulares pré-pagos

No Japão, estão elaborando uma lei que visa proibir os celulares pré-pagos. O motivo é que os pré-pagos são usados pela maioria dos criminosos japoneses. De acordo com dados da DoCoMo, menos de 3% da população usa esse tipo de celular.

Imagine se essa idéia pega aqui no Brasil, onde a maioria da população usa pré-pago.

Jornalismo cidadão

Wikinews - projeto de jornalismo no qual os usuários produzem, pautam e apuram as próprias notícias. Mais uma do pessoal da Wikipedia, "a enciclopédia livre".

Crackers

Hackers, ou melhor, crackers atacaram o site da Prefeitura de São Paulo.

sábado, outubro 23, 2004

Open Season na web

Uma nova tendência começa a ser vista nos sites dos grandes "jornalões" americanos: eles estão fornecendo, cada vez mais, conteúdo gratuito aos usuários. A partir de 8 de novembro, por exemplo, o WSJ estará com acesso livre a todas às suas matérias e artigos.

Outra "inovação" é que, cada vez mais, os textos desses sites estão apontando seus links para sites externos, fora de seus domínios.

Realmente, falar que isso é uma inovação soa estranho, mas, acredite ou não, os editores desses veículos tinham receio de colocar links nos textos, pois acreditava-se que, ao visitar links externos, dificilmente os usuários voltariam ao site de origem, no caso o do jornal.

Outro temor era com o conteúdo e a credibilidade dos sites para os quais os links apontavam. Tinha-se a idéia que os jornais seriam vistos pelos usuários como co-responsáveis pelo conteúdo desses links.

Parece que, por uma questão de sobrevivência e evolução, essa mentalidade está mudando. Para exemplificar, recentemente a BBC assinou o serviço News Tracker que acrescenta automaticamente links nas matérias.

"We cannot pretend to have eyes and ears on everything that's going on out there (...) So you have to accept the fact that you have to engage the readers the way they want to get the news", comenta Jai Singh, editor fundador do News.com, pioneiro no uso de "links para conteúdo externo", em artigo.

É tardio como, somente agora, esses sites estão abrindo os olhos para coisas básicas da web, como hipertexto, linkar conteúdo, oferecer serviços gratuito, sistema de comentários para leitores etc.

Gostou do papo? O OJR traz um artigo - no qual se baseou este post - sobre assunto.

sexta-feira, outubro 22, 2004

Blogosfera

Pesquisas, textos, artigos sobre blogs e a blogosfera.

Into the Blogsphere

Direto do NemoNox

ArtFutura 2004

Começa no próximo dia 28 um dos principais festivais de artes digitais - animações, jogos, filmes - da Espanha. Conferências, debates, oficinas fazem parte do programa do festival que acontecerá em diversas cidades espanholas, como Granada, Madrid, Pamplona, San Sebastián, Valladolid.

O guia completo do festival, assim como mais informações e edições anteriores aqui.

Kibop

Para quem ainda tem paciência e tempo, mais uma rede social no estilo orkut.

quinta-feira, outubro 21, 2004

Logos

Depois de terem suas newsletters analisadas por Jakob Nielsen, agora é a vez dos logos de campanha de Bush e Kerry serem dissecados por especialistas.

Para ver aqui.

Planeta Vivo

Sei que este assunto não tem a ver diretamente com o blog, mas vale a pena pelos números.

· A cada 13 minutos uma espécie animal desaparece do mundo
· Em 30 anos, houve uma redução de 40% da fauna mundial
· O mundo consume 20% a mais de recursos naturais do que o planeta pode produzir

São algumas das conclusões do Relatório Planeta Vivo 2004, da WWF, que analisa o impacto do ser humano sobre o planeta Terra. No documento, o Brasil é lembrado pela destruição florestal, principalmente na área do Cerrado.


A íntegra do relatório está aqui. (somente em inglês)

Leitores de blogs

1 em cada 5 leitores de jornais lê blogs, segundo pesquisa da APME.

quarta-feira, outubro 20, 2004

Mais jornalistas

Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê um aumento da demanda de jornalistas devido ao auge da Sociedade da Informação.

Resta saber que tipo de formação profissional e acadêmica será exigida desses profissionais.

Sons, imagens e textos das cidades




30 cidades exploradas e dissecadas por 30 artistas. Suas impressões registradas em 30 ensaios, com fotos, textos e trilhas sonoras produzidas com os sons das cidades visitadas. Tudo disponível para download. Esse é o projeto The Noise And The City (Autres Directions in Music).

Para ler, ver e ouvir aqui.

Celulares para Terceira Idade


Celulares com apenas três botões grandes - azul, verde, vermelho. Criado pela Mobi-Click, o celular é voltado à terceira idade, novo alvo das empresas de telefonia móvel. Segundo o anúncio, não tem muitas funções como um celular normal, mas o suficiente para chamar um familiar ou uma ambulância em caso de emergência.

A Kyocera saiu atrasada e lançou um aparelho parecido.

O motivo dos lançamentos não é à toa. Pesquisa da Mobile Metrics mostra que, nos EUA, menos de 50% das pessoas maiores de 65 anos usam celular. E mais: o crescimento do mercado de celular chegou a um ponto que é necessário uma segmentação, no caso, por faixa etária.

O problema desses modelos, a meu ver, é que eles pecam pela simplicidade e usabilidade excessiva. Quando a atual geração que, segundo a pesquisa, mais usa celular (16-19 anos) chegar aos 65 anos, dificilmente usará celulares tão simples, e os aparelhos terão que ser repensados.

Via Newmediazero

Banda larga: além de um conceito técnico


O designer David Emberton escreve sobre o crescimento do uso da banda larga. Na sua opinião, esse aumento alterará radicalmente a propaganda na web para algo entre o hipertexto e os anúncios tradicionais de TV. Essa mudança será acompanhada pelo surgimento de um novo conteúdo que terá como base tecnológica o programa flash.

Segundo o designer, banda larga (broadband) significa mais que um conceito técnico, mas um tipo particular de conteúdo - um espaço além do hipertexto da web, ao qual estamos acostumados - o que, para ele, abre um caminho híbrido entre o vídeo e o flash para criar animações na web.

Para exemplificar suas idéias, ele usa o anúncio da Volvo (em flash) - clique no carro e depois na revista.

Para ler o artigo do Emberton aqui.

terça-feira, outubro 19, 2004

Google

Não é somente nas redações que o google "salva" muito jornalista...
Jornalista sequestrado no Iraque é salvo pelo google

sexta-feira, outubro 15, 2004

Parece ficção científica

Um americano de 24 anos é capaz de checar seus emails e jogar jogos no PC apenas com o pensamento. O jovem, que é tetraplégico, foi submetido ao implante de um chip em seu córtex cerebral.

O dispositivo é formado por cem eletrodos. Cada um está ligado a um neurônio do cérebro do americano. A cirurgia foi feita em janeiro junho deste ano e somente agora divulgada. Aparentemente, a conexão é perfeita.

O método é inédito, já que a maioria das pessoas paralíticas consegue manipular computadores somente com os olhos, a língua ou por meio da voz.

Via Nature.com

Superlinks

O caderno de informática do Clarín traz uma lista de sites relacionados ao ator Christopher Reeve, morto no último domingo, e seu personagem Superman. A lista traz ainda links para outros super-heróis.

Foto:www.superman.com

El País grátis

O site do diário espanhol El País estará, nesta segunda-feira, com o seu conteúdo aberto a todos os usuários. Não será necessário login de assinante para acessar as matérias, artigos, arquivos etc.

Parece mais um passo para retirar a obrigatoriedade do acesso pago?
Nem tanto, na minha opinião, só mais uma estratégia de marketing para conquistar novos assinantes.

quinta-feira, outubro 14, 2004

Blogs são retirados da web

O site mblog fechou seus serviços para inscrições gratuitas. Os blogs hospedados foram retirados da web de uma hora para outra. Para recuperar os posts antigos, os usuários têm que pagar uma taxa.

Teorias conspiratórias

Há um tempo circula pela web um clip, feito em flash, que questiona o ataque ao Pentágono, no 11 de setembro. O clip insinua que não foi um avião que acertou o prédio, mas um míssel.

Hoje, recebi outra vez o link por email.

Vale a pena dar uma olhada.

Para ver aqui.

Ele voltou

William Gibson voltou a atualizar o seu blog.

quarta-feira, outubro 13, 2004

Falsos blogs + mercado de jogos

A indústria dos games é responsável por movimentar 23 bilhões de doláres por ano, mas também por criar verdadeiras farsas na web.

Aproveitando-se da credibilidade que, nos EUA, os blogs têm junto aos seus consumidores - gamers -, a indústria tem criado falsos blogs para "criar mídia" em torno de seus produtos.

O caso mais famoso aconteceu, no ano passado, com o blog Beta -7 que registrava os apontamentos de um gamer sobre uma versão beta do jogo "ESPN NFL Football 2K4" da Sega Games. Alguns de seus registros relatavam casos pessoais de convulsões e ataques de violência que começaram a acontecer após jogar o game - todo esse cenário era registrado com fotos e vídeos. O problema ganhou destaque em outros blogs e sites especializados.

O Beta -7 ficou em atividade durante 4 meses e parou em setembro, mês do lançamento do jogo, quando a farsa foi descoberta e descobriu-se que os relatos eram falsos.

Tudo na verdade foi criado pela agência Wieden & Kennedy, que tem como uma de suas "estratégias" criar e usar falsos blogs para promover os produtos de seus clientes.

O caso serviu para tirar os holofotes da mídia do jogo "Madden Football 2004", da Electronic Arts, considerado um dos melhores na categoria, para o jogo da Sega, recém-lançado.

Criar factóides na web para promover produtos não é nenhuma novidade, mas no que diz respeito à criação de um blog, acredito que seja um dos primeiros registros.

Por aqui, algo parecido aconteceu. Alguns blogs brasileiros foram, recentemente, usados para promover uma rede social que sequer existia.

Os falsos sites usados como estratégia de marketing são tema de reportagem do Chicago Tribune. (necessário login com registro gratuito)

SBGames Brasil

Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 20 e 21 de outubro, em Curitiba.

Tomorrow Never Knows

outros clipes dos Beatles feitos em flash aqui.

Comentários

Coloquei um novo sistema de comentários no blog.

sábado, outubro 09, 2004

Site para cegos e surdos

Oscar Miño, jornalista e professor argentino de Comunicação Social, criou, com seus alunos, um diário para cegos e surdos.

Ao carregar a página é possível ouvir a voz de uma criança que lê as principais notícias do site. Ao mesmo tempo, um vídeo mostra uma mulher traduzindo os textos para a linguagem de sinais.

Confira mais aqui.

Oddio Overplay




Uma dica de site para vocês ficarem fuçando neste feriadão.

O Oddio Overplay é dedicado ao tipo de música mais independente, estranha e bizarra que você pode encontrar na web. Mas, calma, o site é muito bom.

Além de pop, rock, blues, jazz, eletrônica, tem música regional americana; material produzido por músicos independentes europeus; discursos de presidentes; e, claro, algumas coisas trash, como um disco com músicas que tocavam ao fundo numa megastore americana nos anos 60 - "música de elevador".

Para quem gosta de indie music, eletrônica e remixes existe bastante material.

O site também oferece links para outros sites de música.

O melhor é que dá para baixar tudo, já que a maioria das músicas estão sob a licença da Creative Commons.

sexta-feira, outubro 08, 2004

Orkut do Estadão

Dentre as várias mudanças visuais e editoriais, o Estado de S. Paulo criou o "Link", caderno dedicado à informática, e que circulará às segundas-feiras, a partir do dia 18/10.

A novidade é que será aberto um site homônimo no formato de comunidade virtual - à Orkut - com diversas ferramentas, como álbum de fotos, blog e espaço para comentários de notícias.

Clique aqui para conhecer o Link

PS - o jornal circulará com as mudanças no dia 17/10 (domingo), mas o caderno "Link" somente a partir do dia 18/10 (segunda-feira).

quinta-feira, outubro 07, 2004

Finalistas

Foram anunciados os finalistas do Online Journalism Awards (OJAs). Pela primeira vez, dois blogs estão na final: eJournal, do jornalista de tecnologia Dan Gillmor e Press Think, do professor Jay Rosen. Os ganhadores serão apresentados no começo de novembro.

Para ver a lista de finalistas aqui.

Web 2.0 + Futuro da indústria musical

O ex-napster Hank Barry, o DJ Danger Mouse e um representante da gravadora Atlantic Records participaram, durante a Web 2.0, de um debate sobre o futuro da indústria musical e da internet.

Micheal Weiss, da Streamcast, também presente, aproveitou o debate para apresentar o que seria um novo serviço de P2P, o Neo network.

Já Eddy Cue, representante da Apple, mostrou números: sua empresa detém 70% do mercado de downloads legais de música. E afirmou que o futuro da relação entre a internet e a indústria musical depende dos downloads (legais) de música à la carte.

O DJ Danger Mouse fez o papel de defensor dos direitos autorais livres e foi provocativo: disse que usou um software "crackeado" para realizar seu último álbum e que não tem medo de ser processado por isso - seu disco está proibido e é encontrado somente na web.

É possível ouvir uma parte do debate aqui (em formato MP3).

Direto do The web 2.0 weblog

quarta-feira, outubro 06, 2004

Minha coleção na web

Jan Podolsky é um colecionador de autógrafos que resolveu colocar sua coleção na web. Os autógrafos - nenhum está à venda, avisa antecipadamente - estão divididos por categorias - música, atores, atrizes, jogadores de futebol etc.

Pelo que percebi, o único brasileiro que está na lista é o Pelé, na categoria futebol.

Clique aqui para conhecer a coleção.

De cima para baixo: Katharine Hepburn (Adivinhe Quem Vem Para Jantar), Sidney Poitier (Ao mestre com carinho) e Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos).



terça-feira, outubro 05, 2004

Arquivo digitalizado


Avenida Vieira Souto - 1970

Os livros da Escola Americana do Rio de Janeiro foram digitalizados e, de quebra, diversas fotos e vídeos do Rio antigo.

Clique aqui para visitar o link.

Direto do Jean Boechat


Cinelândia nos anos 50/60

segunda-feira, outubro 04, 2004

Brother Tristan Manco


Obra feita com a técnica de stencil

Tristan Manco, o designer inglês que pisou, no último mês, por terras brasileiras - São Paulo, Curitiba, Rio e Porto Alegre - para radiografar o grafite brasileiro, tema de seu próximo livro a ser lançado no ano que vem, montou um fotolog. O assunto? Grafite e arte de rua.

Desconhecido do grande público, o inglês é autor do livro Stencil Graffiti, resultado de uma pesquisa da cena e da técnica de stencil, além de outros símbolos e pinturas feitas nas ruas.

Street Logos
(2004) é o nome de seu segundo livro - o melhor na minha opinião -, que também trata de grafite. Só que sua radiografia é mais abrangente - de Stockholm a Tokyo, de Barcelona a Los Angeles, de Melbourne a Milan. O passeio vai desde as mudanças conceituais até os tipos de materiais ultilizados no grafite - arte que surgiu oficialmente nos anos 70.


Grafites do mundo inteiro estão em Street Logos

O trabalho de Tristan, no entanto, não pára por aí. É dono de uma empresa multimídia que faz trabalhos para ninguém menos que Peter Gabriel, além de Aardman animation e Chanel V.

O motivo para escolher o Brasil como alvo de suas pesquisas é simples. "Na Europa, as pessoas têm recursos e dinheiro para comprar as tintas e no Brasil não. Isso faz o grafite daqui mais especial porque os artistas se adaptam (...) resultado é melhor porque é preciso realmente querer fazer".

Vale a pena dar uma olhada em todos os links colocados neste post

Blog bilionário

Novo blogueiro na área. Agora, o bilionário George Soros tem um blog!!!

Na pauta, ataques ao presidente Bush.

Cara nova

Calma! Você não entrou no blog errado, apenas mudei um pouco o layout.

sexta-feira, outubro 01, 2004

Revista Realidade

O webdesigner Eduardo Foresti está fazendo uma pesquisa sobre a Revista Realidade, publicada entre 1966 e 1976 pela Editora Abril. Seu trabalho, no entanto, é focado na parte gráfica.

Para relatar sua pesquisa, montou um blog com suas descobertas, textos, fotos e imagens sobre a revista.

Para ir ao site aqui.