quarta-feira, novembro 03, 2004

Balanço final

Depois das eleições, é hora de fazer um balanço do comportamento da mídia.

Cory Bergman no Lostremote cita três lições que merecem ser lembradas.

Pesquisas de boca-de-urna são apenas um retrato da eleição em um determinado momento - lembrando que elas indicavam a vitória de Kerry.

Publicar pesquisas de boca-de-urna é o caminho mais fácil para quebrar os "servidores" de seu blog.

Os sites das emissoras de TV americanas cometeram um grande erro ao não publicar os resultados da boca-de-urna. As pessoas foram a esses sites, na noite da eleição, em busca de resultados acessíveis e atualizados.

Steve Outing comenta em artigo que, neste pleito, ficou comprovado que a "nova mídia" não segue as regras da "antiga mídia", como a de não publicar os resultados da boca-de-urna antes do encerramento das eleições e, assim, não influenciar os eleitores.

Aliás, os blogs estão sendo acusados de mudar o rumo da votação ao publicar as pesquisas antecipadamente. No entanto, mais uma vez, Cory, do Lost Remote, defende os blogs. Afirma que os leitores deste tipo mídia são maduros o suficiente para saber que esse tipo de pesquisa não é nada científica.