Falsos blogs + marketing viral
Outro dia comentei sobre o uso crescente do marketing viral na web, mais especificamente da criação, por parte das empresas de vídeo-games, de falsos blogs para criar boatos na web de forma a promover seus produtos.
Desta vez quem está sendo acusada dessa prática é a fabricante de carros Mazda, que criou um blog, o HalloweenM3, no serviço Blogger, para promover o lançamento do Mazda3 .
O site, suspostamente mantido por um adolescente nova-iorquino de 22 anos, tinha vários links apontados para vídeos promocionais "exclusivos" do carro.
Os vídeos estavam hospedados no servidor da Sarkissian Mason, agência reponsável pela campanha de lançamento do carro. O username usado, HalloweenM3, também levanta suspeitas.
Coincidência ou não, após a denúncia feita por diversos blogueiros, no último dia 22, o blog, que teve 500 page views, foi retirado da web, mas ainda é possível vê-lo no cache do google.
Parece que o uso do marketing viral tende a aumentar. Afinal de contas, o custo é quase zero. Como um vírus, basta espalhar o boato em fóruns e comentários de blogs, para depois chegar a grande sites de agências de notícias. Em questão de horas, todo mundo está comentando ou vendo o seu produto.
Via MediaPost
<< Home