quarta-feira, outubro 13, 2004

Falsos blogs + mercado de jogos

A indústria dos games é responsável por movimentar 23 bilhões de doláres por ano, mas também por criar verdadeiras farsas na web.

Aproveitando-se da credibilidade que, nos EUA, os blogs têm junto aos seus consumidores - gamers -, a indústria tem criado falsos blogs para "criar mídia" em torno de seus produtos.

O caso mais famoso aconteceu, no ano passado, com o blog Beta -7 que registrava os apontamentos de um gamer sobre uma versão beta do jogo "ESPN NFL Football 2K4" da Sega Games. Alguns de seus registros relatavam casos pessoais de convulsões e ataques de violência que começaram a acontecer após jogar o game - todo esse cenário era registrado com fotos e vídeos. O problema ganhou destaque em outros blogs e sites especializados.

O Beta -7 ficou em atividade durante 4 meses e parou em setembro, mês do lançamento do jogo, quando a farsa foi descoberta e descobriu-se que os relatos eram falsos.

Tudo na verdade foi criado pela agência Wieden & Kennedy, que tem como uma de suas "estratégias" criar e usar falsos blogs para promover os produtos de seus clientes.

O caso serviu para tirar os holofotes da mídia do jogo "Madden Football 2004", da Electronic Arts, considerado um dos melhores na categoria, para o jogo da Sega, recém-lançado.

Criar factóides na web para promover produtos não é nenhuma novidade, mas no que diz respeito à criação de um blog, acredito que seja um dos primeiros registros.

Por aqui, algo parecido aconteceu. Alguns blogs brasileiros foram, recentemente, usados para promover uma rede social que sequer existia.

Os falsos sites usados como estratégia de marketing são tema de reportagem do Chicago Tribune. (necessário login com registro gratuito)