Open Season na web
Uma nova tendência começa a ser vista nos sites dos grandes "jornalões" americanos: eles estão fornecendo, cada vez mais, conteúdo gratuito aos usuários. A partir de 8 de novembro, por exemplo, o WSJ estará com acesso livre a todas às suas matérias e artigos.
Outra "inovação" é que, cada vez mais, os textos desses sites estão apontando seus links para sites externos, fora de seus domínios.
Realmente, falar que isso é uma inovação soa estranho, mas, acredite ou não, os editores desses veículos tinham receio de colocar links nos textos, pois acreditava-se que, ao visitar links externos, dificilmente os usuários voltariam ao site de origem, no caso o do jornal.
Outro temor era com o conteúdo e a credibilidade dos sites para os quais os links apontavam. Tinha-se a idéia que os jornais seriam vistos pelos usuários como co-responsáveis pelo conteúdo desses links.
Parece que, por uma questão de sobrevivência e evolução, essa mentalidade está mudando. Para exemplificar, recentemente a BBC assinou o serviço News Tracker que acrescenta automaticamente links nas matérias.
"We cannot pretend to have eyes and ears on everything that's going on out there (...) So you have to accept the fact that you have to engage the readers the way they want to get the news", comenta Jai Singh, editor fundador do News.com, pioneiro no uso de "links para conteúdo externo", em artigo.
É tardio como, somente agora, esses sites estão abrindo os olhos para coisas básicas da web, como hipertexto, linkar conteúdo, oferecer serviços gratuito, sistema de comentários para leitores etc.
Gostou do papo? O OJR traz um artigo - no qual se baseou este post - sobre assunto.
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