Brother Tristan Manco
Obra feita com a técnica de stencil
Tristan Manco, o designer inglês que pisou, no último mês, por terras brasileiras - São Paulo, Curitiba, Rio e Porto Alegre - para radiografar o grafite brasileiro, tema de seu próximo livro a ser lançado no ano que vem, montou um fotolog. O assunto? Grafite e arte de rua.
Desconhecido do grande público, o inglês é autor do livro Stencil Graffiti, resultado de uma pesquisa da cena e da técnica de stencil, além de outros símbolos e pinturas feitas nas ruas.
Street Logos (2004) é o nome de seu segundo livro - o melhor na minha opinião -, que também trata de grafite. Só que sua radiografia é mais abrangente - de Stockholm a Tokyo, de Barcelona a Los Angeles, de Melbourne a Milan. O passeio vai desde as mudanças conceituais até os tipos de materiais ultilizados no grafite - arte que surgiu oficialmente nos anos 70.
Grafites do mundo inteiro estão em Street Logos
O trabalho de Tristan, no entanto, não pára por aí. É dono de uma empresa multimídia que faz trabalhos para ninguém menos que Peter Gabriel, além de Aardman animation e Chanel V.
O motivo para escolher o Brasil como alvo de suas pesquisas é simples. "Na Europa, as pessoas têm recursos e dinheiro para comprar as tintas e no Brasil não. Isso faz o grafite daqui mais especial porque os artistas se adaptam (...) resultado é melhor porque é preciso realmente querer fazer".
Vale a pena dar uma olhada em todos os links colocados neste post
<< Home