quinta-feira, fevereiro 03, 2005

O que você gosta de ouvir?

Antes tarde do que nunca, testei o Audioscrobbler.

O serviço é bem útil e se propõe a ser uma rede social que une seus integrantes pelas afinidades musicais.

Semelhante a outras redes sociais, você monta o seu perfil, sua lista de contatos, põe sua foto e participa de comunidades e grupos de discussão.

Sua lista de contatos e seus vizinhos, no entanto, são construídos de um modo diferente. Cada música que você escuta no player do seu computador é registrada no seu perfil, mais especificamente em sua lista de canções.

O serviço faz uma estatística e análise dessas músicas e junta os perfis que escutam as mesmas. Ou seja, na lista de contatos e como seu vizinho só vão ter pessoas que têm o mesmo gosto musical.

A partir daí, o Audioscrobbler funciona por conta própria. As pessoas começam a trocar informações sobre bandas e sites, você conhece grupos e estilos que nunca ouviu falar, recomenda músicas etc.

O seu funcionamento é bem simples. Depois de fazer o cadastro - que é bem objetivo, não precisa nem colocar email -, basta instalar o plugin que o site fornece.

Este plugin trabalha junto ao seu player de música favorito, que envia, de forma segura, suas informações ao servidor do Audioscrobbler.

O serviço faz parte do projeto Last.fm. Com isso você pode ouvir por meio de uma rádio on-line personalizada as seleções musicais baseadas nos perfis de qualquer usuário.

O único problema do Audioscrobbler é que ele só começa a funcionar e cruzar as informações depois que você já tem mais de 50 canções em sua lista.

Entre tantas rede sociais que surgiram nos dois últimos anos, essa é bem útil. Você foge daquelas discussões estéreis e inflações de egos do Orkut e, além disso, como a rede está relativamente no começo, a maioria das pessoas que participa leva o negócio a sério.

Leia também
Compartilhar sons e idéias