terça-feira, dezembro 07, 2004

Compartilhar sons e idéias



O que eu acho legal nesse negócio todo de blogs, fotologs, videoblogs, entre tantos outros registros de navegação, são os MP3blogs.

Gosto deles por dois motivos. Primeiro, porque eles são responsáveis por divulgar uma grande variedade de material musical novo e raro.

Acabo conhecendo músicos e estilos que dificilmente teria acesso pelos meios tradicionais - televisão, jornais, revistas etc.

O segundo motivo, é que eles satisfazem uma antiga frustação minha.

Ao ler uma matéria ou artigo sobre um músico ou uma banda, em uma revista, era quase obrigado a ficar imaginando o som dos caras, pois os textos ficavam somente na descrição das músicas; descrições que, em sua maioria, não diziam muita coisa.

Isso era amenizado, quando a revista continha um CD com os artistas descritos nas reportagens, mas, neste caso, o preço da publicação era nas alturas.

Os MP3 blogs, no entanto, parece que surgiram para cobrir essa lacuna.


Ao contrário do que muitos pensam - RIAA e outras associações do tipo -, o objetivo principal desses sites não é espalhar aquivos ilegais de músicas pela internet, mas sim compartilhar críticas e conceitos musicais.

Não existe uma data certa de quando eles surgiram, mas sabe-se que começaram a ganhar popularidade em 2003, com o aumento do uso da banda larga - o que tornou mais fácil postar os arquivos de música.

O único problema dos MP3 blogs, a meu ver, é a dificuldade em encontrar alguma coisa que preste numa primeira olhada pela web.

Se você procurar no google, vai achar vários deles, mas os melhores... você só vai achar dando uma boa garimpada.



Para não deixar vocês na mão, passo a dica de alguns bons MP3 blogs:

Jazz And Conversation - como o nome diz, é sobre jazz.

J-files - mais oficial de todos, da ABC

Music for robots - música eletrônica é o que não falta.

Fruits of Chaos - vários estilos musicais.

Flux blog - um dos mais antigos, também aborda vários estilos musicais.

Agora se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece, em relação aos MP3 blogs, na web, o melhor é correr para os agregadores de blogs, como o MP3blog.net e o francês, La blogothèque



Para quem não tem muita paciência para ficar lendo textos e garimpando na web, pode procurar direto os arquivos de música colocando o seguinte código no campo de busca do google.

?intitle:index.of? mp3 e o nome do artista

Por exemplo, se você quiser procurar por beatles, é só digitar

?intitle:index.of? mp3 beatles

O problema disso é que você pode puxar muito material ilegal, aí fica a critério de cada um.