A vez do cinema latino-americano
Cidade de Deus e O Filho da Noiva: considerados pelo Clarín como responsáveis pelo resurgimento ressurgimento do cinema latino-americano
O Clarín traz um guia de sites sobre cinema latino-americano.
Blog pessoal que traz notícias, comentários e opiniões sempre atualizadas de internet, tecnologia, informática, cultura, blogs, comunicação e noticiário geral
Cidade de Deus e O Filho da Noiva: considerados pelo Clarín como responsáveis pelo resurgimento ressurgimento do cinema latino-americano
O Clarín traz um guia de sites sobre cinema latino-americano.
Os dez melhores blogs de tecnologia, segundo o TechWeb.
The TechWeb Spin: The Best Technology Blogs
The last email
Serviço espanhol em que o usuário pode deixar uma última mensagem de email - com imagens, sons, vídeos - a ser enviada somente após o seu falecimento.
Imagine o susto ao receber um email de uma pessoa que acabou de morrer.:-(
O Senado disponiblizará, a partir do primeiro semestre de 2005, um sistema de acesso online às informações do orçamento federal, informa nesta manhã a Agência Senado.
Batizado de Sistema de Informações Gerenciais Avançadas (Siga), integrará vários bancos de dados oficiais e responderá questões simples e diretas como, por exemplo, se um determinado município recebeu as verbas do Fundef.
Cidadão acompanhará orçamento on-line
Em relação a internet, o que não falta, nesta semana, são pesquisas; de preferência recheadas de números.
Desta vez é o Center for the Digital Future, da USC Annenberg, que apresenta diversos números sobre a credibilidade da web nos EUA.
Lá vão eles: Apenas 50,5% dos entrevistados acreditam nas informações que encontram online. Destes 74,4% confiam nas informações dos sites das mídias tradicionais - emissoras de TV, jornais que tenham versão impressa etc.
Para espanto e tristeza dos blogueiros, somente 9,5% acreditam em sites "individuais" - entenda-se blogs.
Talvez em razão dos últimos acontecimentos - caso Bush, blogs, CBS e documentos da Guarda Nacional - o quadro possa estar, ao menos provisoriamente, mais favorável aos blogs.
No geral, a pesquisa aponta que as pessoas estão passando mais tempo online, porém confiam menos nas informações que encontram na rede - ante 58% de uma pesquisa de 2001.
Um detalhe a ser considerado é que o estudo foi feito entre julho e setembro do ano passado.
O link para a pesquisa completa está aqui. (em formato pdf)
Está no ar o site - muito bem feito por sinal - do Villette Numérique 2004, festival de arte digital de Paris, que está em sua 2ª edição.
Os destaques ficam por conta da apresentação do compositor de música concreta, o alemão Karlheinz Stockhausen (foto acima), e das instalações dos artistas plásticos Jennifer e Kevin McCoy (foto abaixo).
Garimpando a internet achei estes dois sites...
Coastsider
Site comunitário de notícias, em formato de blog, da costa da Califórnia. As notícias são publicadas pelos próprios moradores e alguns jornalistas. Os assuntos giram em torno, é claro, de problemas locais. É um bom exemplo de site comunitário.
Outro interessante é o Memeorandum, que publica, diariamente, uma sinopse das últimas notícias, no caso, da grande mídia, e logo abaixo mostra as opiniões e os comentários feitos por diversos blogs.
O Centro de Mídia do Instituto Americano de Imprensa (API) promove no próximo dia 05, debate online We Media: The Impact of Participatory Media on election 2004, entre bloggers, o pessoal da FOXNews, Washingtonpost.com e da Rock the Vote.
O tema será um dos que estão mais presentes, hoje, na mídia americana: o impacto das novas tecnologias e da mídia participativa - entenda-se blogs e redes sociais - na eleição de 02 de novembro.
A escolha do assunto não é à toa - vide o recente caso Bush, CBS e documentos da Guarda Nacional em que os blogs tiveram papel decisivo.
Detalhe: o debate será trasmitido gratuitamente via streaming. Será possível a participação com perguntas.
Para participar é necessário se cadastrar no site do Media Center.
Lembrando que existe diferença de fuso horário, a transmissão será, portanto, das 3:00 às 4:00 da tarde aqui no Brasil.
Em tempo: é possível ouvir o novo albúm do REM, Around the Sun, aqui. O serviço é completo com letras e tudo.
Dica do Jesus, me chicoteia
Um novo site vem se somar ao trabalho realizado pelo pessoal do Portal Viva Favela.
Favela tem memória é um site simples. No entanto, tem um objetivo, a meu ver, bem difícil: construir uma memória das favelas do Rio.
Para isso, montaram um rico acervo digital que conta com origem dos nomes das favelas , depoimentos de seus moradores, uma linha do tempo com os acontecimentos desde o século passado, notícias, galeria de fotos, além de uma seção com músicas produzidas nos morros cariocas.
O trabalho é bem interessante - realmente é um arquivo digital das favelas - e conta com diversos colaboradores comunitários, ou seja, moradores das próprias favelas que tenham experiência com comunicação - rádio, jornais comunitários etc.
Favela tem memória
O Nomínimo traz uma matéria com os coordenadores do projeto.
Pentagon blocks site for voters outside U.S
O motivo alegado foi o de proteger o site contra ataques feito por hackers, na verdade, crackers. A decisão afeta os americanos expatriados que ainda não se registraram para votar no dia 02/11.
Mania TV! Network
Afirma ser "a primeira TV totalmente online e mundial". Conteúdo voltado a adolescentes, e nada inovador - videoclips, cartoons etc
Ringtonia
Blog todo dedicado aos ringtones
Boa notícia. Espero que, no Brasil, o resultado seja parecido.
Pesquisa do Online Publishers Association mostra que os jovens americanos preferem a internet (50,5%) a televisão (28,5%) como mídia. O estudo revela também que a rede (43%) é a principal fonte de informações. E mais: 63% acreditam que não há diferença entre assistir um videoclip na web ou na TV.
O assunto já foi notícia, mas aqui vai o link (em formato pdf) para a pesquisa completa.
O que é? Seis escritores de blogs interessados em literatura e com pouca verba :-) resolveram se unir e divulgar seus trabalhos não somente na internet. Nasceu o Projeto Secreta.
Como funciona? A cada mês um tema é proposto; numa data predeterminada, os autores imprimem seus textos em cartazes tamanho A4, ilustrados por eles mesmos ou por artistas e designers convidados e os distribuem em livrarias, cafés e museus de suas cidades. O evento ocorre simultaneamente em quatro capitais do país.
Para ir direto ao site do projeto aqui.
Algumas regras sobre participação em fóruns online. :-)
Para ver aqui. (em flash)
Em reposta à ofensiva das autoridades iranianas contra diversos sites - comentada no post do dia 15 - , diversos blogs estão não somente republicando os posts dos "sites banidos" como também mudando os seus nomes para "Emrooz", um dos blogs "proibidos" e que continua funcionando.
Segundo o Unitedwife, o número de sites solidários ao movimento aumenta a cada instante.
O Poynter Institute atualizou sua lista de sites e recomendações bibliográficas relacionadas com a internet. Vale a pena dar uma olhada.
Para ver aqui.
Em editorial publicado ontem, o jornal espanhol El País pede desculpas aos seus leitores por veicular - via email - uma campanha institucional na qual foram utilizadas imagens relacionadas ao atentado de 11 de setembro, em Nova York.
O anúncio - de muito mau gosto, por sinal - mostrava uma foto das torres gêmeas e outra sem elas. Abaixo escrito a seguinte frase.
“Un día da para mucho. Imagínese lo que puede suceder en tres meses”
A campanha era para conquistar novos assinantes. Mesmo sabendo que nenhuma campanha publicitária é feita de improviso, o jornal informa que foi aberta uma investigação interna para apurar as causas e os responsáveis pelo anúncio.
O Serviço Secreto Americano e o CERT acabaram de publicar um resumo da pesquisa The 2004 E-crime Watch.
O estudo analisa e identifica as técnicas e os tipos de crimes mais comuns na internet, além de traçar um perfil dos criminosos.
Para ver a pesquisa aqui. (em formato pdf)
Parece que a credibilidade das mídias consideradas tradicionais anda em baixa no Irã.
Segundo pesquisa do ISNA, entre as várias mídias presentes no país, a que tem mais credibilidade é a internet com 45,5% de aprovação, seguida das rádios e TVs (43,7%), canais por satélites (25,2%), imprensa (23%) e rádios comunitárias (20%); estas, em sua maioria, estrangeiras. A pesquisa foi feita com iranianos que moram em grandes centros urbanos.
Não é de se estranhar o resultado.
Ao tomar conhecimento, autoridades iranianas não perderam tempo e já iniciaram uma ofensiva contra diversos blogs e sites.
Dando continuidade ao post de ontem.
1) Uma linha do tempo - feita em flash - da história dos videogames.
2) O Atari não morreu - site nacional feito por admiradores.
Atari.com.br - site nacional produzido por colecionadores e admiradores.
3) Atari Club - casa noturna paulistana inspirada no console.
Parece que o revival pelo vídeo-game Atari ainda não tem um fim próximo.
O americano Paul Slocum, 28, é um jovem que anda na contramão de muitos gamers que estão mais interessados no lançamento do Playstation 3 e do Xbox Next. Slocum é um reprogramador e criador de novos jogos para o console Atari 2600 - que está completando 30 anos.
Com um quê de nostalgia, Slocum leva o assunto a sério, e pesquisa bastante sobre o console. O programador é o criador do Atari 2600 Synthcar - cartucho responsável por transformar o console em um sintetizador musical - por meio de certos comandos nos joystick é possível criar certos sons e padrões de batidas.
Paul Slocum, fã do Atari
Recentemente, também criou o Marble Craze, o primeiro jogo multiplayer para o Atari 2600. Além disso, ele consertou bugs reprogramando diversos jogos antigos.
O trabalho do cara, no entanto, não pára por aí. Sua banda, a TreeWave, produz música com sons sampleados do Atari. "The band uses unique instrumentation:(...)Currently they are using a 1977 Atari 2600...game console, a 1986 portable 286 PC".
Slocum e sua banda numa apresentação privada. Olha o Atari 2600 em cima do banquinho.
Em seu site, é possível encontrar músicas e samplers feitos com essa técnica. É bem engraçado ouvir os sons de Combat e Pac-Man transformados em música digital.
Para conhecer mais sobre o trabalho do Slocum, veja seu site aqui.
Entrevista com Dan Gillmor sobre o seu novo livro We the Media: Grassroots Journalism by the People, for the People.
TV Newser está cobrindo por meio de um blog a convenção nacional da Society of Professional Journalists, em Nova York.
O Knight Center for Journalism in the Americas abriu vagas para dois cursos online e gratuitos, voltados a jornalistas da América Latina.
O primeiro é Matemática para jornalistas (em espanhol) e o segundo, O papel do editor. Este em inglês e voltado para mulheres.
Os dois cursos serão realizados por meio do site do Knight Center
Lá vão algumas conclusões retiradas do Eyetrack III, comentado no penúltimo post.
A mais interessante é que, ao contrário do impresso, os textos, na web, chamam mais a atenção do que as fotos que os acompanham.
"It might surprise you that our test subjects typically looked at text elements before their eyes landed on an accompanying photo, just like on homepages. As noted earlier, the reverse behavior (photos first) occurred in previous print eyetracking studies."
Outra: A barra de navegação - "barra de links" - quando colocada na parte superior do site proporciona melhor navegação. Colunas de links posicionadas à esquerda conseguem um resultado pior do que se estivessem à direita.
"Navigation placed at the top of a homepage performed best -- that is, it was seen by the highest percentage of test subjects and looked at for the longest duration"
Recebi hoje de manhã por meio da lista de discussão do Poynter Online
O Poynter Institute acabou de publicar o estudo Eyetrack III, que analisa o comportamento do consumidor de sites noticiosos, como o movimento de seus olhos, e as partes de um site que mais atraem a visão durante a leitura.
Algumas das perguntas que o estudo busca responder são: se o layout de um site pode alcançar seus objetivos? Se os anúncios serão vistos pelo público? Ou ainda, se um recurso multimídia é apropriado para um determinado conteúdo?
Pelo visto, são perguntas que sempre ficam na cabeça de quem trabalha com interface de sites.
Mais tarde, mostro mais detalhes.
Para ver o estudo aqui.
Já está disponível para download gratuito - em formato pdf - livro que reúne uma seleção de artigos do site Burburinho. São trinta textos - relacionados a cinema, música, internet, literatura, pintura etc -, escritos por Nemo Nox. Este que, na minha opinião, possui um dos melhores textos da internet brasileira.
O livro conta com o excelente prefácio de Moacy Cirne:
"A maior revolução dos últimos tempos não veio da política, nem tão pouco se originou a partir de enunciados filosóficos ou epistemológicos: veio do mundo cristalizado pela internet. Do espanto inicial à explosão atual, muitos (jornalistas, pensadores, escritores e artistas) se perderam no meio do caminho. E alguns, mais criativos, mais ousados, mais curiosos, mais críticos, compreenderam que o weblog pode ser uma espécie de metajornalismo (...)"
" São textos que, com inegável agudeza crítica e a necessária clareza/limpeza estilística, revelam um profundo conhecedor de temas (...) assuntos os mais variados(...)"
Para fazer o download clique aqui. (em formato pdf)
(...)Quanto às conclusões chegamos a uma certeza, a de que os brasileiros são frívolos, ou seja, preferem as coisas menos sérias do Orkut.(...)
(...)São poucos os amigos de verdade, com quem se conversa ou troca informações que vão além do: "Oi tudo bem?". Mas que ninguém se engane, as redes sociais nunca mais serão as mesmas depois do Orkut.(...)
Essas são algumas conclusões do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Intercom postadas no blog do professor e especialista em Comunicação Digital Marco Bonito. O encontro acontece nos dias 2 e 3 de setembro, em Porto Alegre.
O pesquisador está blogando direto de lá. Clique aqui para ir ao seu blog e saber mais informações. Se não me engano, é a primeira vez que alguém cobre o Intercom por meio de um blog.
Um clip dos Beatles - em flash e com a música I Feel Fine - já circula há um bom tempo na internet, mas tem muita gente que ainda não viu.
Para ver aqui.
Bush não é capaz de unir o seu país a favor de seus propósitos. Mas o presidente já conseguiu, pelo menos, unir todas as forças progressistas dos EUA contra seu governo e sua pessoa. Por curiosidade e para facilitar quem está procurando alguma informação, coloco uma lista abaixo com os principais grupos que estão organizando protestos na Convenção Republicana, em Nova York, além de blogs que estão cobrindo o evento.
É possível encontrar grupos que vão dos bibliotecários contra Bush - o grupo combate a legislação pós-11/09 que dá ao FBI o poder de obter informações sobre os livros consultados e dados pessoais de usuários de bibliotecas - até grupos tradicionais neste tipo de protesto, como Moveon - site-ong responsável por organizar, por meio da internet, os protestos anti-guerra do Iraque.
Bilionários "a favor" de Bush:"Pela privatização do Central Park!". É lógico que tudo é brincadeira
Por enquanto, 1.800 manifestantes foram presos nos protestos. O número, no entanto, promete ser ainda maior. O site Cyberjournalist oferece um guia para diversos blogs.
Lista dos sites relacionados aos protestos anti-bush.
http://www.dawndc.net/
http://www.mob.org/ - mães contra Bush
http://www.womenagainstbush.org/ - mulheres contra Bush
http://bushesagainstbush.com/mt/ - Bushes contra Bush
http://www.bikesagainstbush.com/ - Bicicletas contra Bush
http://www.librariansagainstbush.org/
http://www.knittersagainstbush.com/
http://www.billionairesforbush.com/
http://www.runagainstbush.com/
http://www.bandsagainstbush.org/
http://www.moveon.org/
http://www.swiftvets.com/
Sites que estão cobrindo o evento ou protestos.
Michael Moore no USA Today
Lost remote
Boing Boing
Convention Bloggers
CMI
Jornal Brasil de Fato
CMI NYC
Hoje, o blog do jornalista Ricardo Noblat traz outra novidade: um depoimento do jornalista e ex-editor de política da TV Globo Ronald de Carvalho, responsável pela edição do último debate entre Lula e Collor, na campanha presidencial de 89. A edição é apontada até hoje como responsável pela derrota de Lula frente ao candidato alagoano naquele ano. E ainda por arranhar a "marca" da emissora.
O editor, que decidiu quebrar o silêncio de 15 anos, conta detalhes e afirma que a família Marinho não teve nada a ver com a edição, o que soa meio estranho. "A responsabilidade foi minha", enfatiza no blog.
Alguns trechos. O depoimento e seus desdobramentos completos estão aqui.
"Reeditei o debate como quis. Ninguém me disse exatamente como deveria fazer e ninguém viu a nova versão antes de ela ir ao ar. Por isso afirmei que a família Marinho nada teve a ver com a edição que fiz. A responsabilidade foi minha."
"Como critério de escolha dos trechos que usaria, utilizei a imagem mental do trabalho de compactação de um jogo de futebol. Estava diante do desafio de resumir, em imagens e sonoras, um Fla-Flu em que o Flamengo goleara o Fluminense por 5x1. Teria que captar os melhores momentos do jogo, as bolas em gol, as jogadas perigosas, os dribles e a catimba."
Para os fãs do famoso e adorado X-Salada, existe um blog dedicado ao sanduíche. No site, dicas e fotos dos melhores locais para o lanche.
http://x-salada.blogspot.com