quarta-feira, setembro 01, 2004

Debate LulaXCollor. 15 anos depois...



Hoje, o blog do jornalista Ricardo Noblat traz outra novidade: um depoimento do jornalista e ex-editor de política da TV Globo Ronald de Carvalho, responsável pela edição do último debate entre Lula e Collor, na campanha presidencial de 89. A edição é apontada até hoje como responsável pela derrota de Lula frente ao candidato alagoano naquele ano. E ainda por arranhar a "marca" da emissora.

O editor, que decidiu quebrar o silêncio de 15 anos, conta detalhes e afirma que a família Marinho não teve nada a ver com a edição, o que soa meio estranho. "A responsabilidade foi minha", enfatiza no blog.

Alguns trechos. O depoimento e seus desdobramentos completos estão aqui.

"Reeditei o debate como quis. Ninguém me disse exatamente como deveria fazer e ninguém viu a nova versão antes de ela ir ao ar. Por isso afirmei que a família Marinho nada teve a ver com a edição que fiz. A responsabilidade foi minha."

"Como critério de escolha dos trechos que usaria, utilizei a imagem mental do trabalho de compactação de um jogo de futebol. Estava diante do desafio de resumir, em imagens e sonoras, um Fla-Flu em que o Flamengo goleara o Fluminense por 5x1. Teria que captar os melhores momentos do jogo, as bolas em gol, as jogadas perigosas, os dribles e a catimba."