segunda-feira, setembro 13, 2004

Atarimaníaco

Enduro, um dos maiores sucessos do Atari 2600

Parece que o revival pelo vídeo-game Atari ainda não tem um fim próximo.

O americano Paul Slocum, 28, é um jovem que anda na contramão de muitos gamers que estão mais interessados no lançamento do Playstation 3 e do Xbox Next. Slocum é um reprogramador e criador de novos jogos para o console Atari 2600 - que está completando 30 anos.

Com um quê de nostalgia, Slocum leva o assunto a sério, e pesquisa bastante sobre o console. O programador é o criador do Atari 2600 Synthcar - cartucho responsável por transformar o console em um sintetizador musical - por meio de certos comandos nos joystick é possível criar certos sons e padrões de batidas.

Paul Slocum, fã do Atari

Recentemente, também criou o Marble Craze, o primeiro jogo multiplayer para o Atari 2600. Além disso, ele consertou bugs reprogramando diversos jogos antigos.

O trabalho do cara, no entanto, não pára por aí. Sua banda, a TreeWave, produz música com sons sampleados do Atari. "The band uses unique instrumentation:(...)Currently they are using a 1977 Atari 2600...game console, a 1986 portable 286 PC".

Slocum e sua banda numa apresentação privada. Olha o Atari 2600 em cima do banquinho.

Em seu site, é possível encontrar músicas e samplers feitos com essa técnica. É bem engraçado ouvir os sons de Combat e Pac-Man transformados em música digital.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Slocum, veja seu site aqui.