quinta-feira, julho 07, 2005

A Mídia e o 7J [ vítimas viram repórteres ]

Image hosted by Photobucket.com
Pessoas deixam a estação King's Cross, após explosões/Foto: John Howard

O que se percebe logo de cara é que, desta vez, a mídia foi mais aberta à participação do público na produção do noticiário a respeito do atentado.

Logo que as primeiras informações foram chegando às redações, os sites do Times, da CNN e da BBC começaram a pedir que seus leitores enviassem fotos e vídeos da tragédia. Algo já visto durante o 11M e o tsunami na Ásia, mas de maneira tímida.

É uma forma que os meios encontraram para enriquecer a cobertura e praticar um pouco o jornalismo participativo ou cidadão, tão discutido atualmente na web e nos meios acadêmicos.

Os blogs estão sendo usados como canal para desabafos e relatos de testemunhas. A Folha montou um fórum para que os brasileiros possam expor as suas experiências. Acredito que isso é extremamente útil e importante: num momento como este, quando uma pessoa é testemunha a primeira coisa que ela quer é desabafar, se comunicar.

É isso que os blogs estão fazendo.

Um exemplo evidente da participação do público é a imagem que está rodando o mundo: não é da Reuters, da AP nem de qualquer outra agência, mas de Adam Stacey, feita com o seu celular e publicada em um moblog. [a foto está no post abaixo]

Segundo um comentário no site, ele tirou a foto quando estava no metrô, próximo à estação King's Cross. Devido à fumaça, o londrino sofreu intoxicação, mas passa bem. Quem sabe ele não aparece dando entrevista em algum jornal?

Diferente do 11 de setembro, não tivemos aquela lentidão nos sites. A BBC ficou um pouco lenta, mas logo voltou ao normal. Os maiores problemas foram na rede de telefonia londrina.

A novidade é que o Flickr está com um "poll de imagens" sobre a tragédia.

É isso, por enquanto.