sexta-feira, julho 15, 2005

Bridge-bloggers

O Global Voices Online está procurando por "bridge-bloggers", blogueiros que usam seus diários para fazer uma "ponte" entre duas culturas de línguas diferentes.

Na prática, são pessoas que escrevem sobre um assunto de sua cultura, tendo como o público-alvo uma audiência estrangeira. Exemplo: blogs que escrevem sobre a política chinesa para uma audiência americana.

***
Segundo Hossein Derakhshan [foto], criador do termo, os "bridge-bloggers" possuem diários que funcionam de três maneiras: como janelas, pontes ou cafés.
***
Os janelas são blogs que, como o nome diz, fornecem um rápida visão, sem interação, do que acontece em um país ou região. Exemplo: pessoas que vivem em outro país e falam de sua família, seus amigos e o seu cotidiano.
***
Pontes são feitos por uma ou mais pessoas, têm como público uma audiência externa a sua realidade. São mais interativos que "os janelas".
***
Já os cafés funcionam como um boteco ou uma padaria aqui no Brasil. São espaços online onde os participantes, devidamente cadastrados e já conhecidos da comunidade, discutem política, esportes e tantos outros assuntos. Exemplo: o canal Joi Ito do IRC.
***
Os países que mais possuem "bridge bloggers" são aqueles em que a população e a imprensa sofrem algum tipo de censura. China e Irã estão nesta lista e possuem, a meu ver, os melhores e mais ativos blogueiros.