sábado, junho 25, 2005

Banco Imobiliário completa 70 anos

Image hosted by Photobucket.com
Um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos do mundo, Monopólio - aqui, no Brasil, batizado de Banco Imobiliário - completa 70 anos.

Criado, em 1935, por Charles Darrow, americano desempregado, foi inspirado no jogo The Landlord's Game, idealizado, em 1904, pela economista Elizabeth Magie, com o objetivo original de mostrar como as cobranças de aluguel por grandes proprietários e os monopólios eram injustos.

O interessante é que o jogo foi lançado durante a Grande Depressão pela empresa Parker Brothers, que primeiramente, em 1934, o havia rejeitado. Darrow, como estava desempregado na época, vendeu os direitos para a companhia.

Segundo dados não-oficiais, já foram vendidas mais de 500 milhões de unidades em todo o mundo, sendo publicado em 28 línguas.

Em 1973, Ralph Anspach, professor de Economia da Universidade de São Francisco, criou o Anti-Monopoly, como contraponto ao jogo original. Desta vez, o objetivo é quebrar os monopólios e "aderir" ao livre mercado.

Para marcar a data, o Monopólio ganhou uma nova versão com um tabuleiro mais trabalhado graficamente, e uma versão online com mais recursos.

Image hosted by Photobucket.com
The Landlord's Game, de 1904