sexta-feira, abril 29, 2005

10 anos de fofocas e furos jornalísticos

Image hosted by Photobucket.com

Quase passou despercebido. Na última terça-feira [dia 26], o site The Drudge Report completou 10 anos.

Criado por Matt Drudge, o endereço ficou conhecido há uma década quando foi o primeiro veículo a publicar informações sobre o escândalo entre Bill Clinton e Monica Lewinsky.

Sua linha é conservadora. Começou como uma newsletter, hoje faz um apanhado de notícias quentes e as coloca, normalmente antes de qualquer outro veículo, na primeira página do site.

Costuma trazer seus tradicionais "furos jornalísticos", como o caso recente dos celulares de celebridades que foram hackeados.

Como era de se esperar com quem faz sucesso na web, o site conta com uma paródia, o Drudge Retort.

A importância do The Drudge Report está no fato de que, ainda no começo da internet comercial, foi um dos primeiros sites de notícias a demonstrar que a web pode furar e pautar a chamada grande mídia.

Além de reavivar um tipo de jornalismo "menos sisudo" - quase um tablóide - que mistura fofocas, humor e jornalismo investigativo, típico dos blogs que ainda estavam por vir.