quinta-feira, março 31, 2005

Resposta ao caso IstoÉ

Diversos blogs brasileiros, inclusive o pessoal do Insanus, estão comentando a semelhança entre duas entrevistas com Woody Allen publicadas recentemente. Uma saiu na IstoÉ, feita por Osmar Freitas Jr; e a outra, no site americano Suicide Girls, produzida por Daniel Robert Epstein.

Duas perguntas e suas respectivas respostas são quase idênticas.

=> O jornalista Osmar Freitas deu uma explicação ao caso por meio da lista de discussão da Abraji e do blog do Gabriel. Destaco alguns trechos:

"Se há semelhanças na resposta, o motivo é que Allen não daria duas explicações diferentes para uma mesma questão. Apenas isso. A pergunta teria sido feita por qualquer jornalista que acompanhou a divulgação do filme. Se o Epstein fez a mesma pergunta, é porque cumpriu sua tarefa de repórter informado."

"Estou há 15 anos morando em NY, onde já havia morado durante os anos 80. Nunca fui acusado de plágio, ou de fazer meu trabalho de modo desonesto ou relapso. Eu jamais faria uma cópia de outra entrevista, mesmo porque não sou idiota. Uma pessoa minimamente esperta iria mudar o fraseado de perguntas e respostas."

Um dado interessante de tudo isso: quem levantou a suspeita de plágio não foi nenhum orgão ou grupo consagrado de monitoramento da imprensa, mas o blog de um estudante de jornalismo.