segunda-feira, março 07, 2005

Puxão de orelha


Hunter Thompson: exemplo a ser seguido pelos blogueiros

Artigo de Paul Carr, do The Guardian, reproduzido no caderno Link, do Estadão, de hoje, convoca os blogueiros a serem mais profissionais.

"É tempo de os blogueiros começarem a levar a sério suas responsabilidades. Isso significa colocar seus sapatos de repórter, sair de seus quartos, comprar um caderno de anotações e se jogar na apuração de histórias que ninguém na mídia tradicional ousaria ou se importaria em cobrir.

(...) Mas há um problema: com poucas exceções, os blogueiros são embaraçosa e pateticamente preguiçosos. Quando Thompson [ o pai do jornalismo gonzo] se interessava por uma história, ele se jogava em um avião e passava a fazer parte dela. Dê à maioria dos blogueiros uma pista numa bandeja de prata e eles, rapidamente, a publicarão sem nem mesmo fazer um telefonema".

Confira a íntegra aqui. [Dica do Intermezzo]

Tudo bem. Muito blogueiro até que gostaria de fazer isso, inclusive este que vos escreve. O problema é que muitos não são pagos por seus blogs, portanto, não podem se dedicar exclusivamente aos seus diários e, muito menos, a realizar trabalho de campo.

São obrigados a trabalhar em outros locais, que muitas vezes preenchem o seu tempo que poderia ser usado para uma maior dedicação ou apuração das informações em seus diários.

A partir do momento em que os blogs forem viáveis financeiramente, mantendo ao mesmo tempo sua independência, talvez "consigamos ser mais profissionais", conforme Carr deseja.

É isso.