sexta-feira, fevereiro 04, 2005

"Todo jornalista deveria ter um blog"


Ricardo Noblat relata em artigo a experiência de ser um jornalista blogueiro.

Destaco alguns trechos e aproveito o ensejo para confessar um segredo: o Noblat foi e ainda é uma referência em matéria de jornalismo para mim.

É um jornalista das antigas, formado na mídia tradicional, que mesmo assim se desprendeu dos preconceitos e se deu bem nessa nova mídia. O seu trabalho na web é, na minha opinião, muito melhor do que muito jornalista "muderninho" que tem blog.

"Todo jornalista deveria ter um blog. A experiência de ser responsável por um ensina mais do que muitos anos de redação. Ensina, por exemplo, a ser mais rigoroso na apuração de notícias.

O erro cometido no jornal ou na revista tem muitos pais. No blog, ele é só seu. Na dá para pôr a culpa no repórter, no editor que mudou o que você escreveu ou no diagramador que por descuido baixou a penúltima versão de sua matéria. Ensina a ser mais humilde.


(...)O blog ensina também a levar mais em conta o gosto dos leitores. Eles manifestam com clareza sua preferência por determinados assuntos. E a não ser que audiência seja algo que pouco lhe importe, você acabará levando em conta o gosto do seu público."