terça-feira, fevereiro 15, 2005

Mais um contra o Internet Explorer

Acabei de testar o navegador K-Meleon.

Baseado na mesma engine (gecko) do Mozilla e do Firefox, se mostra como uma boa alternativa ao Internet Explorer (IE), mas ao navegador Firefox ainda deixa a desejar.

O K-Meleon funciona parecido com o navegador da Mozilla: navegação por abas, uso de extensões e temas, bloqueador de pop-up eficiente, acesso a fontes externas (wikipedia, google etc), navegação segura.

No entanto, tem um carregamento mais rápido: consome menos memória RAM e ocupa aproximadamente 2,8 Mbytes no disco rígido, contra 15 Mbytes do Firefox.

Faz algumas funções sem precisar de extensões, como abrir páginas somente em abas ou janelas, ou ainda usar a barra Privacy Bar, que permite que o usuário escolha barrar ou não o carregamento de janelas pop-up, imagens, recursos em flash e códigos Java e JavaScript.

No Firefox, essa mesma ferramenta existe, mas é necessário instalar uma extensão.

O navegador ainda tem muitos bugs (erros), problemas no carregamento de algumas páginas, poucas extensões e temas - o que é até normal, já que sua comunidade de usuários e programadores está apenas começando -, a sua configuração é feita num bloco de notas e sua interface é "tradicional e um pouco confusa", pelo menos num primeiro momento.

Para quem é acostumado com o IE, talvez estranhe e tenha um pouco de dificuldade no começo.

Devido ao pouco espaço que ocupa no HD e na memória, é recomendado para quem tem computadores com configurações simples e acesso à internet discado (argh!), ou quer navegar pela web, como no meu caso, sem consumir muitos recursos de seu computador.

Site oficial
Download do navegador