sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Liberem a música!

A revista francesa Nouvel Observateur traz uma carta - assinada por artistas, professores universitários, associações profissionais e políticos franceses - que pede a "liberação da música"

Entre os assinantes do documento estão o músico Manu Chao e o ativista José Bové. Após ser colocada no site da revista, em apenas dois dias, conseguiu arrecadar 8.000 assinaturas de internautas a favor da livre troca de música pela internet.

A carta qualifica como absurdas as ações judiciais contra os internautas que baixam música pela internet. Afirmam que, a exemplo de 8 milhões de franceses, eles (os assinantes do documento) também baixaram música da internet e, portanto, também são "delinquentes em potencial".


Manu Chao: "Liberem a música!"


Os assinantes pedem a abertura de um amplo debate público que envolva o governo, a indústria musical, os artistas, para que se consiga, de forma adequada à época presente, uma melhor defesa dos direitos do autor, mas também do consumidor.

A criação do documento surgiu logo após a primeira ação na justiça francesa contra um usuário de internet, no caso, um professor de 28 anos que baixou música da internet.

Como se trata da primeira condenação, o professor recebeu apenas uma advertência da justiça, mas no caso de reincidência será foi obrigado a pagar uma multa de 13 mil euros.