sexta-feira, janeiro 07, 2005

Os comunistas de Bill Gates

O presidente da Microsoft, Bill Gates, talvez tenha soltado, nos útlimos dias, uma de suas maiores "pérolas".

Em entrevista ao site CNet, ele afirmou que a atual flexibilização da legislação que protege a propriedade intelectual - entenda-se creative commons e afins - é uma nova forma de comunismo.

"Eu diria que, entre as economias mundiais hoje, tem mais gente que acredita na propriedade intelectual. Tem menos comunistas no mundo de hoje do que antes"

"Existe um novo tipo de comunista, que sob diversos disfarces quer se livrar do que estimula músicos, produtores e inventores de informática a criar"

"(...)A propriedade intelectual é o estímulo para inventar os produtos do amanhã" (via)

É triste ver que ele usou um argumento tão velho - comunistas x capitalistas - para desmoralizar os defensores do Copyleft.

A repercussão da declaração do presidente da Microsoft, na web, foi imediata. Blogs como BoingBoing, tradicional defensor da propriedade intelectual livre, protestaram, de forma bem humorada, contra as declarações de Gates.

Criaram uma série de cartazes, bandeiras e logos, que indicam a nova "revolução cultural" proferida por Gates e que está a caminho.

Nos útimos dias, no entanto, o presidente da Microsoft não falou somente isso. Durante a abertura da CES, maior feira de eletrônicos dos EUA, discursou sobre a importância da integração entre equipamentos. Desta vez, ele falou uma coisa certa.