sábado, janeiro 29, 2005

Documentário sobre o Iraque

Está previsto para 4 de março, nos EUA, o lançamento de um documentário sobre a invasão do Iraque, que promete dar pano pra manga.

Gunner Palace, dos diretores Michael Tucker e Petra Epperlein, se auto-intitula como um filme não-político e busca mostrar o lado dos soldados na guerra.

O diretor teve acesso, durante duas semanas de setembro de 2003, a todas as operações e atividades dos soldados que ficaram alojados no palácio bombardeado de Uday Hussein, filho mais velho de Saddam Hussein, considerada uma das áreas mais perigosas de Bagdá.

A maioria desses soldados desmonstra frustação e pouco interesse pela guerra. São mostrados marines jogando RPG, vídeo-games, tomando banho na piscina do palácio; enfim tentando fazer atividades que façam esquecer ao máximo a guerra e as mortes em que estão envolvidos.

O processo de produção e realização do documentário foi registrado em um blog, que foi alimentado com textos e fotos pelo diretor e sua equipe.

O trailer do documentário peca pela ironia. Acaba passando a impressão de um documentário debochado, principalmente, pelo solo de guitarra no final.

Ainda não existe previsão de lançamento do Brasil.