terça-feira, dezembro 28, 2004

Fraude em concurso de Miss Digital

Christian Leal, jornalista, começou a escrever, em seu blog, uma série de posts investigativos que mostram que o concurso Miss Digital World foi passível de fraudes.

Segundo ele, o site da Mall Plaza, rede de shopping centers, possuía um programa que votava, sem consentimento dos internautas, na candidata Katty Ko, cada vez que essa página era visitada - a votação só podia ser feita pelo site oficial do concurso.

Por acaso, Leal descobriu que a Mall Plaza era detentora dos direitos autorais do site da candidata Katty Ko, que ganhou o concurso.

Como se não bastasse isso, os organizadores do evento estão sendo acusados de excluir, de forma injusta, alguns artistas do concurso.

O Brasil participou com a Kaya (foto acima), produzida por Alceu Baptistão, e que ficou classificada em terceiro lugar.

O concurso pretendia eleger a Miss Digital e seu resultado foi anunciado no início de dezembro.

O assunto caiu como uma bomba, ou melhor, um vírus na web. Se as acusações forem comprovadas, é bem provável que o concurso seja anulado e a chilena Katty Ko (foto acima), primeira colocada, perca seu trono de Miss Digital.

O interessante dessa investigação toda é que ela foi interativa, ou seja, o autor do blog publicava um post e, logo após, seus leitores comentavam e traziam novas informações. O trabalho ainda foi feito por meio de dados obtidos com o uso do google.