quarta-feira, agosto 18, 2004

Show guerrilheiro


Fãs do The Others se encontram para um show no metrô de Londres/Foto:Andrew Kendall

As gravadoras e seus respectivos departamentos de marketing tomaram um novo golpe. E parece que desta vez será final. Diversas bandas britânicas estão organizando, por conta própria, seus próprios shows via web. Isso graças a um arsenal digital de celulares e serviços de mensagens SMS.

A tendência é inspirada nos flash mobs e tem sido chamada de "guerrilla gigging", no bom português, "show guerrilheiro".

Grupos britânicos como The Libertines e Jane's Addiction usam o SMS de seu celulares e fóruns de discussão de seus sites para avisar seus fãs sobre suas apresentações surpresas. Parece brincadeira, mas o negócio dá certo.

Chris Chinchilla e Eddie Argos, da banda Art Brut/Foto:Andrew Kendall

Os músicos do The Others, por exemplo, “ocuparam” dois vagões do metrô londrino, para realizar, dentro dos mesmos, um show para 200 fãs.

Legal, mas aí, fica a pergunta: como juntar tanta gente, sem chamar a atenção? Simples. Uma mensagen foi mandada para o fórum do site da banda, combinando um encontro num pub. Depois foram enviadas mensagens SMS para todos irem a uma estação de trem determinada. Pronto! A apresentação durou 30 minutos. As fotos do show estão aqui.

Apesar do burburinho todo, a grande novidade mesmo é a capacidade de juntar pessoas em pouco tempo e fazer shows sem uma cara campanha de marketing. Esse negócio de shows inesperados e em lugares inóspitos não é nenhuma novidade, basta lembrar dos Beatles no teto do prédio da Apple, em 1969, e dos Rolling Stones, em 1975, na cidade de Nova York, ocasião em que alugaram um caminhão e saíram tocando pelas ruas num palco improvisado em cima do veículo.

De qualquer forma, o assunto foi tema de matéria, no site da Wired.
http://br.wired.com