domingo, agosto 15, 2004

Hugo Chávez

Hoje, acontece na Venezuela o referendo que decidirá se o presidente Hugo Chávez continua ou não no poder. A oposição, formada na sua maioria por pessoas da classe média e empresários, acusa o Conselho Nacional Eleitoral de ser controlado por chavistas e atrapalhar o fluxo de eleitores para a votação. Já os aliados acusam a empresa de telefonia Cantv de tentar transmitir dados falsos das máquinas eletrônicas para a central de apuração. Os boatos e acusações de ambos os lados prometem varar a madrugada.

Especulações à parte, a Caros Amigos deste mês traz uma entrevista com Chávez, que é considerado, pelas forças de esquerda e movimentos sociais da América Latina, um símbolo e exemplo de resistência às grandes instituções financeiras internacionais e ao modelo neoliberal.

Alguns trechos da entrevista:

...Recomendo a todos que assistam ao documentário Fahrenheit 9/11 (de Michael Moore, vencedor do Festival de Cannes de 2004 e grande sucesso de público nos Estados Unidos). É muito bom. Bush é um assassino. Olhe o que eles estão fazendo no Iraque. Atacam os povos do mundo...

...Só a união latino-americana permite enfrentar o império...

...O povo pobre me dá energia e a sensação de estar vivo...

http://carosamigos.terra.com.br/