segunda-feira, agosto 30, 2004

Crise dos jornais

O blog do jornalista Ricardo Noblat está realizando um debate acerca da atual crise da mídia. Coloco abaixo alguns trechos da discussão.

(...) há que dizer que os jornais brasileiros não souberam e não sabem ainda usar a Internet. Alguém disse muito bem que o Brasil é um dos poucos lugares em que a distribuição virtual depende de assinatura - coisas que os grandes jornais do mundo descartaram desde o início. É mais fácil ler o “The New York Times”, o “Le Figaro”, o “Der Spiegel” na Internet que muitos jornais brasileiros (...)

(...)Mas há, fora da questão puramente econômica, a consideração da qualidade dos jornais e de sua informação e a consciência que tem do público a que se dirigem - e esta talvez seja a responsável maior pela crise. Não se pode duvidar que o público ledor de jornais é aquele de nível intelectual mais preparado do país, pelo mero fato de que sabe ler. Será que o jornal tem considerado este fato?(...)
, opinião de um leitor do blog

E mais, agora, opinião do próprio Noblat (...)Para os que perguntam por que os jornais tanto demitem:a) a mídia, entre nós, está em crise - e a mídia jornal está em crise por toda parte. b)são várias as razões: empresas inchadas e mal administradas (a esmagadora maioria);(...)

(...)Alguns grupos de mídias desaparecerão ou serão comprados por outros. Os que restarem deverão ficar mais fortes e mais profissionais. No momento do ajuste brabo, cairá muito a qualidade do conteúdo oferecido ao distinto público. Mais adiante, e se a retomada do crescimento econômico do país não for uma bolha, se tentará resgatar a qualidade perdida.(...)


Acompanhe o debate completo aqui.