sábado, março 29, 2003

Qual será o destino da ONU?



"A Onu não deve e nunca irá acabar. Ela não busca apenas a paz do mundo, é muito mais do que isso. Ela está em todas as esferas da vida. Quando você manda uma carta, a Onu está por trás dessa operação. Quando você registra uma patente, a Onu está por trás. Em todas as atividades humanas existem instrumentos regulamentadores que são ligados à ONU. O que pode se acabar é o aspecto político da ONU, mas não ela como um todo".

Esses foram argumentos usados pelo ex-subsecretário do Conselho de Segurança e da Assembléia Geral da ONU, Gilberto Schlittler para justificar a continuação e não o fim da ONU. Schlittler é brasileiro e professor da Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

E prosseguiu destacando as causas da guerra."Podemos citar o petróleo: os EUA estão preocupados com a Venezuela e a Arábia Saudita. A economia americana depende muito do petróleo. A militarização da economia que foi iniciada durante o governo de Reagan e é claro a situação econômica ruim. A classe média americana vem decaindo. A distribuição de renda é cada vez mais desigual. A guerra serve para tirar atenção da crise".

E acrescentou comentários as posições diplomáticas e politicas adotadas pela França e Reino Unido no conflito."O Reino Unido nunca aceitou deixar de ser império. Isto está na raiz política britância e França sempre quis uma Europa unida o que não é novidade".

ONU
http://www.un.org