quarta-feira, agosto 31, 2005

A coisa aqui tá preta

Claudio Weber Abramo, diretor da Transparência Brasil, inaugura seu blog.

Feliz Dia do Blog 2005!

Hoje é o Dia do Blog. Conforme o combinado, recomendo cinco blogs com assuntos e enfoques diferentes do meu.

Like Anna Karina's Sweater
Cinema, cinema e cinema!
Historias de la ciencia
Causos e anedotas envolvendo cientistas
La Blogothèque
MP3Blog de vários estilos musicais
Slashfood
Blog sobre comida
PeeWeeMoblog
Fotos feitas com o celular

terça-feira, agosto 30, 2005

60% dos blogs hospedados no Blogger são spam

O pessoal do Google Blogscoped fez um teste e detectou que, nada mais, nada menos, 60% dos blogs hospedados no Blogspot são blogs spam.

Percebe-se que aqueles números anunciados, em julho, pela Technorati de que existem 14 milhões de blogs são confusos: quase a metade deve ser de spam blogs.

Katrina impede impressão de jornal

Devido à passagem do furacão Katrina por News Orleans, o jornal local The New Orleans Times-Picayune publica hoje sua edição somente na web. A versão impressa está na íntegra disponível para download no formato pdf.

Amanhã é o Dia do Blog

Amanhã acontece o Blog Day 2005 [Dia do Blog 2005].

Blogueiros estão convidados a recomendar a visita a cinco novos blogs, com atitudes e assuntos diferentes do seu próprio blog.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Um blog para o brasileiro morto em Londres

Morreram mais jornalistas no Iraque que no Vietnã

Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, desde o início da ocupação, em março de 2003, 66 profissionais foram mortos.

A Guerra do Vietnã, que durou 20 anos, matou 63 jornalistas.

Ontem, um repórter da Reuters foi morto pelas tropas americanas. É o terceiro funcionário da agência de notícias morto por militares americanos no país.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Newsweek integra Technorati

O Technorati foi integrado à Newsweek.

O site da revista conta com uma seção que mostra os artigos da publicação mais discutidos e linkados na blogosfera.

Gas Watch

Mais um exemplo do casamento de elementos do jornalismo com o Google Maps.

O Times Herald-Record, de Nova York, criou o Gas Watch, mapa que mostra os preços dos combustíveis em diversos postos de gasolina da região. O serviço permite que os usuários atualizem os valores e recomendem outros locais de venda.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Para compartilhar o rock 'n' roll

Steve Safran, editor do NECN.com, se impressiona como os Rollings Stones transformaram seus fãs em cidadãos-repórteres.

Traduzo ao pé da letra.


"Eu fui para o show dos Rolling Stones no Fenway Park, ontem à noite. Eu estava rindo das pessoas que seguravam seus celulares para que seus amigos em casa pudessem escutar o show. Eles estavam enviando pequenas e granuladas fotos por email para os seus colegas. Isso parecia estúpido. Mas então me toquei - eles estão enviando fotos e áudio. Eles estão produzindo pequenos clipes ao vivo".

Algumas dessas fotos já estão no Flickr.
Escute as novas músicas dos Stones aqui [no site oficial da banda].

Europeus pela liberdade de jornalista

Pedro Almodóvar, Bernard-Henry Levy, Gianni Vattimo, Wim Wenders e diversos jornalistas do El País e do La Vanguardia são alguns dos nomes que assinaram o abaixo-assinado dos Repórteres Sem Fronteiras pela libertação da jornalista do The New York Times, Judith Miller, presa, em julho, por não revelar suas fontes.

Hoje completam 50 dias que a jornalista está presa.

quarta-feira, agosto 24, 2005

O ataque do BugMeNot contra os jornais

Os administradores de sites de jornais que se cuidem, o BugMeNot, site que fornece senhas e usernames para diversos sites de notícias, planeja "envenenar" seu banco de dados no dia 13 de novembro.

O "envenenamento" consiste em criar um registro falso em sites de notícias que pedem o registro dos usuários para ler seus conteúdos. Na mira estão o New York Times, o Washington Post, o L.A. Times e o Mercury News.

O movimento parece ser uma resposta do pessoal do BugMeNot à atual ofensiva de vários sites de notícias contra o serviço.

O interessante é que essa guerra velada entre o BugMeNot e os administradores de sites de jornais ocorre de forma tímida, só vejo comentários em algumas listas de discussão do exterior e no BoingBoing.

Chinês é preso por roubar em jogo online

Outro dia comentei sobre o casal que estava em processo de separação e queria a divisão de todos os seus bens, inclusive os virtuais, que incluem os personagens e armas usadas em um jogo de RPG online.

Agora, chega a informação de que um chinês foi preso no Japão por roubar no jogo Lineage II. O jogador é acusado de usar programas para matar personagens e roubar todos os seus equipamentos, como escudos e armas, difíceis de se conseguir no jogo.

A punição causou estranheza num primeiro momento, mas é até normal a partir do momento que pessoas pagam em dinheiro real para obter esses objetos usados em personagens do jogo.

Google Talk disponível para download

Os rumores estão confirmados: o Google Talk versão beta está disponível para download aqui. Pode ser acessado somente por portadores de username e senha do Gmail.

Além dos serviços básicos de um comunicador instantâneo, permite a comunicação via VoIP e o melhor: não tem banners e anúncios.

terça-feira, agosto 23, 2005

Google Talk

Os rumores aumentam: o Google planeja lançar o seu comunicador de mensagens instantâneas, conforme anunciado neste blog há duas semanas.

Google News brasileiro?

Desenvolvido por brasileiros, o projeto Garimpar oferece, em versão beta, um serviço de busca de notícias em português, semelhante ao Google News.

segunda-feira, agosto 22, 2005

Blog-City é banido na China

O governo chinês bloqueou o Blog-City, serviço norte-americano de publicação e hospedagem de blogs.

Com essa medida, se fecha, cada vez mais, o cerco contra os blogueiros chineses críticos ao governo e que hospedam seus blogs em servidores fora da China para evitar a identificação da autoria do blog.

Serviços como Blogsome e Blogspot já estão bloqueados. Das ferramentas de publicação localizadas no exterior somente o MSN Spaces funciona, mesmo assim com certas restrições.

Não é à toa que a China é considerado o segundo país mais perigoso para blogar, segundo pesquisa da ONG Spirit of America.

Google Dance 2005

Google Dance é uma festa que acontece todo ano na sede do Google, na Califórnia, e reúne engenheiros e empresários de internet.

No cardápio: cerveja, cachorro-quente, música ao vivo, vídeo-game e karaokê.

Em memória de Hunter S. Thompson

Image hosted by Photobucket.com

domingo, agosto 21, 2005

Robô ataca primeiro-ministro japonês

Em visita à Tmsuk, fabricante do Altemis, um robô de segurança projetado para atacar criminosos com fumaça e bolas de tintas fluorescentes, o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, passou por uma boa saia justa.

O robô começou a soltar fumaça assim que o ministro começou a conversar com ele.

Existe um vídeo que já circula pela internet e mostra a cena. [clique no primeiro link à esquerda].

Imagino o que esse robô iria aprontar caso se encontrasse com algum político brasileiro.
[via]

Novos blogs

Dois novos blogs na área:

Slashfood
Somente sobre comida
Windows Vista Weblog
Diário não-oficial sobre a nova versão do windows

sábado, agosto 20, 2005

Mídia do "eu"

"'Estamos entrando numa era de mídias 'eu-cêntricas' (I-centric): o que importa é que tragam o conteúdo que eu quero, quando eu quero, no formato que eu quero, mas apenas quando eu o quiser', disse o jornalista e professor Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas.

(...) 'Enquanto o jornalismo tal como o conhecemos está morrendo, novas formas de jornalismo estão sendo construídas. Nos próximos anos essas versões vão se erigir na internet, nos celulares, nos aparelhos de MP3, na TV interativa, nas novas plataformas a serem lançadas', vaticinou Rosental. 'O leitor quer editar, não quer apenas ser editado por alguém.'"

Como se preparar para a mídia do "eu", de Claudio Julio Tognolli, no Observatório da Imprensa.

Balagan in Jerusalem

sexta-feira, agosto 19, 2005

Spam nos comentários

Como vocês devem ter percebido, este blog sofreu, hoje à tarde, um pequeno ataque de spammers no sistema de comentários, que deixarei desabilitado por algum tempo.

Depois, ativarei o sistema de verificação de palavras. É a ferramenta que o Blogger fornece contra esse problema.

ACJ X BugMeNot

O Atlanta Journal Constitution [ACJ], nos EUA, resolveu travar uma guerra contra o BugMeNot, serviço que oferece logins e senhas para diversos sites que exigem identificação do usuário.

Foi adicionado mais um campo no processo de indentificação para ler um artigo no site, obrigando o leitor a teclar seu nome, além de login e senha. O BugMeNot somente fornece os dois últimos dados. [via]

# Não adiantou muito o esforço do ACJ. Por meio da extensão do BugMeNot no Firefox já é possível fazer a identificação com nome, login e senha.

Murdoch planeja comprar mais empresas na web

Rupert Murdoch quer aumentar mais ainda seu império. Anunciou hoje planos de comprar pequenas empresas: a Blinkx, serviço de busca de vídeo na web, e a IGN Entertainment, companhia de vídeos-games voltada para o público jovem. [via]

quinta-feira, agosto 18, 2005

HBO usa Firefox para promover programa

Para promover Rome, sua nova série de TV , a HBO disponibilizou em seu site um tema personalizado para o Firefox.

Terceira idade vai às compras online

A BBC traz uma matéria sobre um suposto crescimento futuro do uso do comércio eletrônico pela terceira idade, chamados de "silver surfers".

Segundo um estudo produzido pela The Future Foundation, se até 2010 os serviços de compra online não se adaptarem para a terceira idade, perderão muito dinheiro.

Essas adaptações incluem usar uma navegação mais intuitiva e usar fontes maiores nos textos.

A conclusão da pesquisa se baseia na premissa de que existe uma diferença de 2 a 6 anos do primeiro contato com a rede e o ato de realizar a primeira compra online.

Direto da Faixa de Gaza

A9 Maps

Novo serviço de pesquisa e visualização de mapas semelhante ao Google Maps, só que mais rápido e com ruas detalhadas em fotos.

quarta-feira, agosto 17, 2005

Blogueiros contra a Microsoft

Mi primer pc...de verdad!

Blogueiros chilenos iniciaram uma campanha contra o uso do Windows Starter Edition pelo governo chileno no "Meu primeiro PC", programa para incentivar a inclusão digital por meio da venda de computadores com custo baixo, semelhante ao brazuca "Computador para Todos" - antes chamado de PC Conectado.

O uso dos produtos Microsoft aumenta em 20% o preço final. Segundo eles, deveriam ser adotados programas como Ubuntu Linux, OpenOffice e Mozilla Firefox.

Censurados

Diretório com diversos comerciais para TV censurados.

Para blogar direto do Word

O Blogger lançou um plugin que permite escrever e publicar posts direto do Word, sem a necessidade de copiar e colar.

O plugin é grátis e pode ser baixado aqui. [2MB]

Vírus ataca computadores da CNN, ABC e do NYT

"Um vírus derrubou os computadores das emissoras de televisão CNN e ABC, além das máquinas do jornal The New York Times, todos dos Estados Unidos. Uma mensagem de erro apareceu em pleno telejornal, ao vivo, durante as transmissões da CNN nesta terça-feira".

Mais detalhes.

terça-feira, agosto 16, 2005

Países mais citados nos jornais

Image hosted by Photobucket.com

Vanishing Point é um site que mostra, por meio do mapa-múndi, os países mais citados nos principais jornais do mundo.

Os de tons mais escuros são os mais citados e os mais claros os que raramente aparecem. Repare que a África quase some do mapa.

Clique em cada país e veja quais jornais e assuntos foram abordados.

O Brasil foi citado pela morte do brasileiro no metrô em Londres e pelas comemorações do Ano do país na França.

O sistema se baseia nos últimos três meses dos principais jornais dos países pertencentes ao G7.

Needmyspace - anti-rede social

Needmyspace
Sátira à atual onda de rede sociais. Neste site, você tem várias opções de mensagens para terminar algum relacionamento pessoal.

Imeem! - nova rede social

Imeem! - novo serviço de rede social e publicação de blogs para concorrer com o Orkut, Gazzag, MySpace etc.

Uma de suas vantagens - é possível controlar o grau de acesso dos membros de sua rede às suas informações.

A desvantagem - você precisa fazer o download do software, que roda somente no Windows.

Há 28 anos ele voltava para casa

Image hosted by Photobucket.com

E milhares de pessoas fazem vigília em frente à mansão do cantor.

[Acompanhe ao vivo em fotos aqui e aqui, na webcam direto de Graceland e no site da AOL]

segunda-feira, agosto 15, 2005

Lista dos 5 países mais perigosos para blogar

A ONG Spirit of America produziu uma lista dos 5 países mais perigosos para os blogueiros:

1) Irã
2) China
3) Península Arábica (Arábia Saudita, Síria, Bahrain)
4) Malásia
5) Zimbabwe

Blogs iranianos atacados

Autoridades iranianas do setor de telecomunicações ordenaram que todos os provedores do país bloqueiem o site blogrolling.com, serviço que permite criar uma lista de blogs favoritos e receber notificação de atualizações.

A medida é vista como um golpe contra os blogueiros iranianos que usam o serviço para compartilhar blogs e idéias.

"Mais tarde eles irão filtrar o blogger.com e não podemos fazer nada por isso", escreve o blogueiro Persian Buddy.

Não é a primeira vez que isso acontece, sites como Flickr e Blogger foram censurados antes das eleições presidencias que aconteceram em junho.

Sobre o coreano morto

A revista britânica Edge, especializada em games, traz uma matéria que levanta um pouco de poeira na questão do sul-coreano de 28 anos que morreu após passar, sem nenhum motivo aparente, quase 50 horas jogando vídeo-game.

A publicação mostra que jogar pode render muito dinheiro na Coréia. Alguns jogadores de WarCraft e StarCraft chegam a ganhar US$50,000 por ano, e os dez melhores do país recebem, em média, US$200,000 por ano em campeonatos, o que faz com que coreanos treinem horas a fio para conquistarem os melhores resultados.

###
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados na Argentina aprovou um projeto de lei que obriga os fabricantes de jogos a colocar o seguinte aviso em seus produtos e comerciais: "A superexposição é prejudicial para a saúde".

domingo, agosto 14, 2005

Cidadão-jornalista

Dan Gillmor dá algumas dicas de entrevista para cidadãos-jornalistas.

sábado, agosto 13, 2005

Entrevista

Tim Berners-Lee, criador da "World Wide Web", é entrevistado na BBC.

sexta-feira, agosto 12, 2005

Spice Girls dos games

Não tenho dúvidas de que as mulheres dominam cada vez mais o mundo dos games.

Mas daí a achar que um clã [grupo de jogadores] feminino fosse parar em Hollywood...

É o que aconteceu com as garotas do Les Seuls, clã formado por jogadoras da Suécia e Dinamarca, que assinaram um contrato para estrelarem um reality show, que mostrará o seu dia-a-dia em uma turnê de jogos durante 12 semanas pelos EUA.

As garotas se produziram bastante para o lançamento do programa, parecem até uma banda de rock ou algo parecido.

De volta para o passado

Se os bloggers tivessem participado de diversas passagens da História.

"Um para subir, Sr. Scotty!"

Os fãs da série Jornada nas Estrelas terão um de seus sonhos realizados.

Duas empresas, Sona Mobile e Viacom, estão trabalhando em um telefone celular que terá o mesmo visual dos aparelhos comunicadores usados na série de TV dos anos 60 [ no formato flip, com viva-voz etc].

O aparelho virá com um conteúdo próprio: download de episódios, papel de parede personalizado, jogos e ringtones do seriado.

quinta-feira, agosto 11, 2005

Severino coloca jornalistas na "geladeira"

Devido à repercussão negativa de uma entrevista em que gagueja e se esquece da pauta da Câmara, o deputado Severino Cavalcanti resolveu colocar a diretora e o repórter da TV Câmara, que fez a entrevista, na "geladeira".

"(...)Severino aparece em maus apuros. Precisa consultar um assessor para responder sobre a pauta da Câmara, gagueja e reclama do repórter. A repercussão foi tanta qua o vídeo acabou sendo difundido pela Internet.

Segundo funcionários da TV Câmara, que pediram para não ser identificados, foi a própria Sueli [diretora da TV] quem deu as informações, na segunda-feira, de que sua saída tinha como causa a entrevista de Severino. Mas há suspeitas dentro da rede que Severino preferiu simplesmente escolher alguém de sua confiança para o cargo porque a diretoria da TV Câmara é um posto estratégico."

Confira o vídeo da entrevista aqui.

Vencedores da maratona da EFF

Foram divulgados os textos vencedores da maratona de blogs realizada pela EFF [Electronic Frontier Foundation].

Os blogueiros participantes foram convidados a escrever posts sobre suas experiências na luta pela liberdade de expressão na rede.

Blog do Donald Trump

Acreditem, ele começou um blog.

quarta-feira, agosto 10, 2005

Dicionário Oxford absorve vocabulário de geeks

A partir de hoje, o dicionário Oxford de Inglês passa a contar com as palavras Podcast, Phishing e Wiki.

Gmessenger

Rumores em diversos blogs indicam que o Google pretende comprar nesta semana o Meetro, software de mensagens instantâneas e rede social, o que abriria espaço para a criação do Gmessenger.

BBC acrescenta links para outros sites

A BBC começa a usar uma tecnologia de pesquisa que linka suas matérias com outros artigos relacionados de fontes externas.

Os links são atualizados automaticamente, o que deixa em destaque os mais revelantes. A BBC anuncia isso como uma novidade. Algo já feito pelo Google News, Yahoo News etc.

Mas tudo bem, lembrei que linkar com outros sites de fontes externas ainda é uma inovação para esses grandes sites de notícias.

6 milhões de blogs na China

Ao contrário do publicado há três semanas no The South China Morning Post, o número de blogs na China já chega a 6 milhões.

Estimativas do Bokee, serviço mais usado de publicação de diários chineses, apontam para um aumento desse número, chegando a marca de 10 milhões no final deste ano.

A China possuiu aproximadamente 103 milhões de usuários de internet.

terça-feira, agosto 09, 2005

O casamento do Jornalismo com o Google Maps

A união da ferramenta de mapas do Google com serviços de notícias tem se tornando cada vez mais comum.

Depois do Chicagocrime.org - já comentado neste blog -, Larry Larsen, editor de multimídia do Poynter, começa a trabalhar em uma ferramenta que mistura o noticiário do St. Petersburg Times com a tecnologia do Google Maps.

As matérias do jornal passam a ser apresentadas em uma mapa e de acordo com a localização onde aconteceram os fatos, ao contrário da tradicional separação por editoria [Esportes, Cultura, Política etc].

Basta clicar em um dos balões no mapa onde, é claro, aconteceu alguma notícia, e você tem acesso a um resumo e a uma foto da matéria; com mais um clique tem acesso a matéria completa.

Confira a ferramenta na ativa aqui, em um site de demonstração.

Problemas de queda de cabelo?

Eles têm a solução. Chapéus feitos de cabelo humano. Não é cabelo natural, mas também não é peruca.

[via]

Tudo é um show

Para a emissora americana CBS, a política brasileira é um grande reality show

"As reality shows go, there is none as real as the one playing out on Brazilian TV right now.

Live from Congress! Hear of high-ranking officials trying to board planes with $100,000 stuffed in their underwear
."

Publicação de vídeos

YouTube
Organizador, compartilhador e publicador gratuito de vídeos, semelhante ao Flickr.

Google Total + RSS feeds

Google Total
Todos os serviços do buscador em um único endereço

Google News Feeds
O serviço de notícias conta com RSS

Direto do continente africano

My Africa
Dentro do conceito de "bridge blogs", reúne depoimentos, fotos e impressões de correspondentes e colaboradores da BBC na África.

segunda-feira, agosto 08, 2005

Depressão nos blogs

Uma nova mania ou doença começa a ser descoberta entre diversos autores de blog: a "depressão blog".

É a chamada fase de um blog em que seu autor anda meio jururu. Acha que ninguém lê seus posts, não tem reconhecimento, ninguém entende seus textos e que todo o seu trabalho não vale a pena. Enfim, acha tudo muito enjoativo.

Um dos sintomas: o blogueiro fica sem publicar posts, quando publica é agressivo em seus comentários. Nos casos mais graves, chega a deletar seu blog.

Quem nunca viu isso na blogosfera que atire a primeira pedra, ou tecle o primeiro comentário

O pior de tudo isso é que a doença pode afetar bloggers de todas as idades que falam sobre qualquer assunto.

Confesso que já passei por essa fase. Você não tem ânimo nem para abrir o blog.

Para alertar sobre a doença foi criado um guia "Tudo o que você queria saber sobre depressão blog" [em inglês, no formato pdf] para quem quiser ler, imprimir e distribuir para seus companheiros de diário.

O mundo não merece isso

Confesse os seus pecados

Quieroconfesar.com
Repositório virtual de desabafos e confissões. Parecido com a idéia do Postsecret.

Terroristas usam a web como base

O The Washington Post traz uma matéria sobre como os terroristas têm usado a web como base de suas operações.

Mais tarde comento essa matéria, por enquanto deixo o link.

Peter Jennings morre aos 67 anos

Apresentador de maior prestígio da TV americana por mais de 20 anos, Peter Jennings morreu ontem aos 67 anos, em Nova Iorque, devido a um câncer no pulmão.

Jennings, apresentador e editor do ABC World News Tonight, era conhecido por seu comportamento elegante e calmo no ar, e pela sua longa lista de prêmios. O jornalista deixa sua mulher, Kayce Freed, e duas crianças.

No site da ABCNews, internautas enviam mensagens sobre a importância da luta contra o tabaco. Jennings era um fumante inveterado. [via]

sábado, agosto 06, 2005

Blogzone

Este blog faz parte da seleção da Blogzone, seção do site PeriodistaDigital, que reúne blogs do mundo inteiro.

Agradeço a todos do PD, que estão realizando um brilhante trabalho.

Há 60 anos: Hiroshima e Nagasaki

sexta-feira, agosto 05, 2005

A Wikipedia já não pode ser tão "livre"

Em entrevista a um diário alemão, Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, afirma estudar mudanças nas regras do site, chegando ao ponto de haver a possibilidade de se impedir a edição de algumas páginas.

O vandalismo em uma página sobre a posse do Papa Bento XVI foi o ponto de partida para a mudança. No lugar da imagem do pontífice foi colocada uma foto do Imperador Palpatine da série de filmes Star Wars.

Experiências de "sistemas de edição compartilhada aberta", como a Wikipedia, estão passando por questionamentos: a participação do público não tem sido como esperada e os atos de vandalismo são constantes.

Recentemente, o Los Angeles Times fechou o seu projeto de participação de leitores na redação de seus editoriais.

Dia do blog: 31 de agosto

Image hosted by Photobucket.com

Depois do Dia Internacinal do Blogueiro, marcado pela luta pela liberdade de expressão na rede, eis que surge o Dia do Blog [31 de agosto].

A data será dedicada a conhecer novos diários de outros países e assuntos. Cada blogueiro participante é convidado a recomendar cinco blogs.

Dia do Blogueiro...Dia do Blog...agora só falta uma padroeira.

Bijuteria para vegetais

Image hosted by Photobucket.com

Obra do artista belga Hilde de Decker

Miss Pac

Guerra dos games

Image hosted by Photobucket.com

Li hoje que novos passos foram dados na guerra dos games.

Primeiro: a Nintendo produziu um dispositivo GPS integrado ao Google Maps para o seu Nintendo DS.

Segundo: o PS3, PlayStation 3, terá suporte ao OS X Tiger, sistema operacional da Apple. Rumores indicam que o processador do console aceitará diversos sistemas operacionais.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Toma lá, dá cá

Image hosted by Photobucket.com

O governo chinês anunciou o investimento de US$ 1,8 bilhão na indústria local de jogos online.

A previsão é criar 100 títulos em cinco anos e desenvolver de 10 a 30 companhias de games em 3 anos.

Jogos online são um negócio da China, literalmente: este ano os jogadores gastaram 483 milhões de dólares somente no primeiro semestre. É jogador com dinheiro que não acaba mais. O investimento promete aumentar ainda mais o número de chineses online, que, atualmente, já chega a 103 milhões.

Apesar desse empurrão, as autoridades chinesas intensificam a censura contra os jogos considerados violentos e com apelo sexual.

O império contra-ataca

A News Corp, de Rupert Murdoch, comprou recentemente o MySpace - maior rede social online dos EUA - e, agora, adquiriu a Scout Media, uma rede de mais de 200 sites de esportes.

Para o alto e avante!

Image hosted by Photobucket.com

Não tem como não se arrepiar ao assistir este tributo, feito por fãs, ao personagem Superman.

Sistema de busca de blogs está na Coréia

O Yahoo! bem que tenta esconder, mas vazou na web, mais uma vez, o seu plano de desenvolvimento de um sistema de busca de blogs.

A ferramenta está em fase de teste no Yahoo! Korea. [via]

***
Percebe-se que a empresa vem investindo pesado nos serviços voltados para os "diários de internet". Primeiro, o Yahoo 360; depois, o desenvolvimento de um sistema de anúncios em blogs.

Sem contar que o seu serviço de notícias se volta cada vez mais para o formato. No mês passado, por exemplo, estreou uma série de diários sobre temas ligados à saúde e ao bem-estar.

Fashion

Image hosted by Photobucket.com

Já pensou em colocar um piercing em seu mouse?

Busca de áudio [podcasts]

O Yahoo! finalmente inaugurou, em versão de testes, um sistema de busca de áudio na web.

As buscas, em sua maioria, apontam para arquivos pagos, mas também para podcasts.

quarta-feira, agosto 03, 2005

Guia para blogueiros

Desligue o computador

Semelhante à campanha tupiniquim para desligar a televisão por um dia, a organização americana PC-Turnoff promove nesta semana na web a campanha "Desligue o computador".

A intenção é alertar sobre os efeitos negativos nas crianças do uso excessivo do computador. São eles: falta de concentração, isolamento, problemas de visão etc etc etc.

Blogueiro é morto no Iraque

Image hosted by Photobucket.com
Vicent, que também era blogueiro desde 2004, mas ninguém noticiou na imprensa

O jornalista-blogueiro americano Steven Vincent foi encontrado morto a tiros em Basra, no Iraque.

Quatro dias antes, o profissional havia publicado um artigo no "The New York Times", com críticas ao aumento do fundamentalismo xiita na região. Vicent era autor do livro "In the Red Zone: A Journey Into the Soul of Iraq."

Em seu blog, que existe desde novembro de 2004, começam a pipocar comentários de condolências pela sua morte.

Dos vídeos-games para as ruas

Quando era criança adorava imitar os personagens de vídeo-game, mas nunca imaginei que um dia alguém levaria isso a sério.

Os garotos do MEGA64 se dedicam a gravar vídeos interpretando personagens de vídeo-games nas ruas.

Destaque: para o personagem do jogo Paperboy, o entregador de jornal; e para a peça do Tetris. [Deve ser um papel muito díficil: o ator busca se "encaixar" em qualquer lugar nas ruas].

terça-feira, agosto 02, 2005

Current TV está no ar


Ex vice-presidente americano, Al Gore, durante o anúncio do lançamento do canal em abril

Estreou hoje a Current TV, o canal de televisão de Al Gore, conforme anunciado neste blog em abril.

É um canal de notícias com programas curtos e voltados para o público de 18 a 34 anos. Tem como peça-chave a interatividade. Os internautas podem enviar notícias, vídeos, fotos etc.

Sistema de avisos

Acrescentei um novo serviço de distribuição de informações deste blog, o MSN Alerts, que permite que você receba avisos de atualizações de posts em seu MSN Messenger, email ou celular.

Basta clicar no ícone abaixo - que também está no final da barra à direita - fazer o login no MSN e escolher as opções de recebimento.

MSN Alerts

Quem é blogueiro e quiser usar o serviço em seu blog, basta seguir as instruções aqui.

Repeteco

Image hosted by Photobucket.com

- Eu sou o presidente. Eu quero governar, mas essa turma não deixa - diz Lula, se referindo às pessoas presentes.

- O Zé Dirceu está interferindo muito no governo - diz uma voz que não aparece na imagem (pode ser de Gilberto Carvalho, Dulci ou Mercadante).

- Está atrapalhando o governo - continua outra voz (que pode ser Gilberto Carvalho, Dulci ou Mercadante).

- O partido está atrapalhando o governo - corrige José Dirceu.

- O partido está atrapalhando o governo, porra - concorda Lula.

- Não deixa eu tomar decisões - diz José Dirceu, como se fosse Lula.

****
Lula se arruma e discute a gravata a usar. José Dirceu assiste, sentado no sofá. Lula puxa conversa:

- E aí Zé, tudo bem?

- Luiz Inácio, excelente. Tive um dia produtivo. Defendi os seus interesses corretamente - sorri Dirceu.


****
- Eu não sei como vai ser o governo desse moço, mas que vai ser engraçado vai...
Comentário de Dulci a respeito do governo Lula

Trechos de Entreatos repicados do artigo de Luiz Antonio Ryff em No mínimo.

Você está demitido!

Foi mandado embora por causa de seu blog? Se sim, visite o SimplyFired.
Flickr adiciona novas ferramentas de busca e classificação de fotos
O destaque fica por conta de um ranking das melhores imagens.

Televisão a prova d'água é lançada no Japão
Não dá mais para jogar na piscina

Internautas criam um blog a cada segundo
"Isso mostra que a vontade de escrever não muda muito".

Programas da BBC na web

Cinco programas da BBC estarão disponíveis, on demand e ao vivo, a partir de hoje, no site da emissora.

São eles: Newsnight, Panorama, Question Time, This World e Real Story.

É um sinal de que a emissora britânica colocará todos os seus programas na web?

segunda-feira, agosto 01, 2005

Invasão nos EUA

Água Negra, de Walter Salles

Um pouco atrasada, mas interessante a matéria do Elpaís sobre a invasão dos diretores de cinema latino-americanos nos EUA.

A matéria destaca o trabalho do brasileiro Walter Salles, diretor de Água Negra; e Robert Rodriguez, de Sin City.

Sobre blogs

"To understand the behavior of journalism's backseat drivers, it's important to know who they are. And that's not always so easy--many bloggers defy classification. One post might contain lucid analysis of a news report, the next a wild accusation, the next a photo of the blogger's poodle.

(...)There's also a sea of blogs that have nothing to do with media or politics--technology blogs, celebrity blogs, pop culture blogs, hobby blogs and a depressing number of vapid personal blogs."

Barb Palser em artigo para o American Journalism Review.

Corda inteligente

Era isso que estava faltando: uma corda inteligente que avisa quando está arrebentando.

Sensores internos enviam para um dispositivo de mão informações de qualquer problema encontrado nas fibras da corda, que é resistente a água.

Produzido pelo SQUID Labs , o produto ainda é um protótipo e não é comercializado. [via]