terça-feira, julho 05, 2005

AOL e LIVE 8

Image hosted by Photobucket.com
5 milhões de pessoas assistiram ao LIVE 8 pela web

Diferente de 20 anos atrás, a mídia que se promoveu neste LIVE 8 foi a web, por meio da AOL, que transmitiu em seu site via streaming e de forma gratuita os shows que ocorreram no festival.

Escrevo "diferente de 20 anos atrás" porque a Internet ainda engatinhava, a AOL tinha acabado de ser fundada e a bola da vez foi a MTV, que ganhou destaque com a transmissão do Live-AID[1985], evento anterior ao LIVE 8.

Na ocasião foi uma das maiores transmissões via satélite da história, com um público estimado em 1,5 bilhão em 100 países.

Desta vez, enquanto a MTV preferiu seguir o modelo antigo e acabar com a paciência dos telespectadores, intercalando trechos das apresentações com intervalos comerciais, a AOL disponibilizou, de forma gratuita, shows de todas as cidades ao vivo e sem cortes.

A estratégia obteve sucesso: a empresa aumentou o tráfego de seu site - atraiu um público estimado em 5 milhões de pessoas - e tornou o seu sistema de busca de vídeo, anunciado um dia antes do festival, conhecido do grande público.

A AOL ainda entrou para a História como a empresa que participou da maior transmissão streaming de vídeo de todos os tempos, um recorde na web. [via]

***
Outro recorde que foi batido foi o de disponibilização de uma música para venda na web. No caso, foi a música Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band cantada por Bono e Paul , na abertura do evento e que, à noite, já estava à venda em diversos sites e no iTunes.

Um recorde não tão feliz para os organizadores foi a rapidez na disponibilização das apresentações nas redes P2P. Lembro que o show do The Who aconteceu por volta das 19h [horário de Brasília]. No começo da madrugada já era possível encontrar para download a íntegra daquela que, na minha opinião, foi uma das melhores apresentações do festival.