terça-feira, agosto 31, 2004

Nerds against Bush


http://haacked.com/

segunda-feira, agosto 30, 2004

Crise dos jornais

O blog do jornalista Ricardo Noblat está realizando um debate acerca da atual crise da mídia. Coloco abaixo alguns trechos da discussão.

(...) há que dizer que os jornais brasileiros não souberam e não sabem ainda usar a Internet. Alguém disse muito bem que o Brasil é um dos poucos lugares em que a distribuição virtual depende de assinatura - coisas que os grandes jornais do mundo descartaram desde o início. É mais fácil ler o “The New York Times”, o “Le Figaro”, o “Der Spiegel” na Internet que muitos jornais brasileiros (...)

(...)Mas há, fora da questão puramente econômica, a consideração da qualidade dos jornais e de sua informação e a consciência que tem do público a que se dirigem - e esta talvez seja a responsável maior pela crise. Não se pode duvidar que o público ledor de jornais é aquele de nível intelectual mais preparado do país, pelo mero fato de que sabe ler. Será que o jornal tem considerado este fato?(...)
, opinião de um leitor do blog

E mais, agora, opinião do próprio Noblat (...)Para os que perguntam por que os jornais tanto demitem:a) a mídia, entre nós, está em crise - e a mídia jornal está em crise por toda parte. b)são várias as razões: empresas inchadas e mal administradas (a esmagadora maioria);(...)

(...)Alguns grupos de mídias desaparecerão ou serão comprados por outros. Os que restarem deverão ficar mais fortes e mais profissionais. No momento do ajuste brabo, cairá muito a qualidade do conteúdo oferecido ao distinto público. Mais adiante, e se a retomada do crescimento econômico do país não for uma bolha, se tentará resgatar a qualidade perdida.(...)


Acompanhe o debate completo aqui.


Problemas com RSS

Estou tendo problemas com o RSS do blog. Os títulos estão saindo embaralhados e repetidos. Estou tentando consertar...

Desculpa pessoal...

BBC

Entrevista com Ashley Highfield, diretor de tecnologia da BBC. Responsável por colocar todo o conteúdo do site que está disponível a um público estimado em 30 milhões no mundo inteiro.
http://digital-lifestyles.info/display_page.asp?section=cm&id=1533

Millôr na Veja

O jornalista Millôr Fernandes volta à Veja, depois de 22 anos afastados. Agora, o escritor vai dividir seu tempo entre o seu site e a revista.

Furo do blog do Gravatá

domingo, agosto 29, 2004

"Big Brother" da ESPN

Há muito tempo, as emissoras de TVs perceberam que mostrar os bastidores de uma novela, filme ou programa rende uma boa audiência. Os telespectadores, em sua maioria, tem um certo fetiche - voyeurismo - misturado a pura curiosidade de ver e entender o que acontece por trás das câmeras.

Neste sentido, a ESPN americana resolveu mostrar os bastidores de suas produções. Diversas câmeras mostram o trabalho da equipe de produção de um dos programas da emissora. No site é possível até encontar um glossário - em inglês - com os termos usados na produção dos programas.

quinta-feira, agosto 26, 2004

Fotos que vc não viu nas Olimpíadas


O que você não viu nas Olimpíadas...muitas câmeras...
http://www.pbase.com/vthian/athens_olympics_2004


quarta-feira, agosto 25, 2004

Site ganha versão impressa

Maior site de fotografia do Brasil - acessado por 27 mil visitantes/mês -, Fotosite ganha uma versão impressa com conteúdo diferenciado do online. Del Gaiso, diretor da publicação, explica, na Folha, de hoje, o motivo de uma versão em papel. "Uma boa impressão em papel ainda é o melhor formato para observar uma fotografia".

Direto do blog Intermezzo

segunda-feira, agosto 23, 2004

Cachorro Grande

Cachorro Grande/Foto:Site Senhor F(www.senhorf.com.br)

Vale a pena uma olhada na matéria deste mês da Revista Outra Coisa, a publicação do Lobão, com a banda gaúcha Cachorro Grande. Reconhecidos no sul do país, os caras fazem, sem frescuras, um rock puro: baixo, bateria e guitarra. E acertam na escolha dos equipamentos: amplificadores valvulados, guitarras Gibson, Rickenbacker, e por aí vai.

É o tipo de banda que parece que saiu de um túnel do tempo, as referências são de grupos dos anos 60 para trás - The Who, The Kinks, The Beatles -, por isso, às vezes, o som que eles fazem parece aquele que você ouviu em algum lugar, mas não sabe onde. Isso, no entanto, não é motivo para não ouvir os caras. Afinal, quem liga para essas coisas? Rock n' Roll é para animar e juntar os amigos. :-)

(...)Em 1965, a jovem guarda virou mania nacional, mas aqui no Sul o que rolava mesmo era o rock gringo. Ou seja, neguinho bebia na fonte, sem atravessador(...)

(...)O Cachorro Grande é uma banda que caminha na contra-mão de um certo discurso de uma suposta pós-modernidade, que mastiga tanta referência, tanta informação que deixa o suco meio sem gosto (...)Com o Cachorro Grande esse papo não cola. A banda escolheu o rock. Ou foi escolhida por ele. E era isso. Simples assim. (...)


http://www2.uol.com.br/outracoisa/index_banda.htm

Museu dos banners
(cerca de 15.000)

O site Banner Report reúne uma coleção de 15.000 banners, divididos por tamanhos e outras especificações. De acordo com criador do site e webdesigner canadense Tari Akpodiete, a idéia do site é ser um guia para estudantes e profissionais de internet do que um museu. Sua coleção, no entanto, supera o acervo de outros sites dedicados ao tema como o Banner Ad Museum

domingo, agosto 22, 2004

Especial Brazil

O diário espanhol El Mundo traz um especial sobre o Brasil.

quinta-feira, agosto 19, 2004

Museu das campanhas americanas


Programa de TV de Eisenhower/Foto:American Museum of the Moving Image

Este site vale pelo valor histórico. O The American Museum of the Moving Image tem um arquivo de todas as campanhas presidenciais americanas feitas para TV. O material começa com uma peça publicitária do candidato republicano Eisenhower, em 1952. Estão presentes também os programas da atual campanha americana.

http://livingroomcandidate.movingimage.us/index.php

quarta-feira, agosto 18, 2004

Jornais e Corrupção



56 jornais diários de todos os estados noticiaram 213 assuntos diferentes relativos ao tema da corrupção, tratados em 2.865 matérias,no período entre 14 de julho e 13 de agosto de 2004, segundo levantamento inédito feito com os jornais impressos brasileiros.

Os dados são do projeto Deu no Jornal, da Ong Transparência Brasil.

Algumas conclusões são que a maioria dos assuntos recebe cobertura durante poucos dias e o impacto do noticiário sobre o público é maior em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília do que em outras cidades.

O documento completo da pesquisa está aqui. (em formato pdf)

Show guerrilheiro


Fãs do The Others se encontram para um show no metrô de Londres/Foto:Andrew Kendall

As gravadoras e seus respectivos departamentos de marketing tomaram um novo golpe. E parece que desta vez será final. Diversas bandas britânicas estão organizando, por conta própria, seus próprios shows via web. Isso graças a um arsenal digital de celulares e serviços de mensagens SMS.

A tendência é inspirada nos flash mobs e tem sido chamada de "guerrilla gigging", no bom português, "show guerrilheiro".

Grupos britânicos como The Libertines e Jane's Addiction usam o SMS de seu celulares e fóruns de discussão de seus sites para avisar seus fãs sobre suas apresentações surpresas. Parece brincadeira, mas o negócio dá certo.

Chris Chinchilla e Eddie Argos, da banda Art Brut/Foto:Andrew Kendall

Os músicos do The Others, por exemplo, “ocuparam” dois vagões do metrô londrino, para realizar, dentro dos mesmos, um show para 200 fãs.

Legal, mas aí, fica a pergunta: como juntar tanta gente, sem chamar a atenção? Simples. Uma mensagen foi mandada para o fórum do site da banda, combinando um encontro num pub. Depois foram enviadas mensagens SMS para todos irem a uma estação de trem determinada. Pronto! A apresentação durou 30 minutos. As fotos do show estão aqui.

Apesar do burburinho todo, a grande novidade mesmo é a capacidade de juntar pessoas em pouco tempo e fazer shows sem uma cara campanha de marketing. Esse negócio de shows inesperados e em lugares inóspitos não é nenhuma novidade, basta lembrar dos Beatles no teto do prédio da Apple, em 1969, e dos Rolling Stones, em 1975, na cidade de Nova York, ocasião em que alugaram um caminhão e saíram tocando pelas ruas num palco improvisado em cima do veículo.

De qualquer forma, o assunto foi tema de matéria, no site da Wired.
http://br.wired.com

terça-feira, agosto 17, 2004

Bancos de dados gratuitos



Estão disponíveis ao público – apenas para pessoas de direito público e privadas sem fins lucrativos -, de forma gratuita, dois bancos de dados de informações legislativas, inéditos no país, para consulta através da internet.

O Sisnorma, da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL), do Ministério da Justiça, fornece o acervo das normas legislativas catalogadas pelo Ministério desde 1808. O banco de dados é composto de três milhões de documentos compilados e catalogados em cerca de 370 mil fichas de referência.

Já a Rede Global de Informações Legislativas, GLIN, da Biblioteca Jurídica do Congresso Norte-Americano, dispõem as leis, decretos e outros atos normativos de uma rede de 52 países, incluindo o Brasil.

O interessado deverá se cadastrar no site da SAL para receber uma senha de acesso. Os bancos de dados estão disponíveis desde quinta-feira (12/08).
Sisnorma
http://www.mj.gov.br/sal/sisnorma
GLIN
http://www.mj.gov.br/sal/glin

segunda-feira, agosto 16, 2004

Tiro no próprio pé

Hugo Chávez/Foto:divulgação

Por enquanto, o referendo, que garantiu a permanência de Hugo Chávez no poder, representa um tiro no próprio pé da oposição ao governo venezuelano. Chávez sai mais fortalecido do que nunca. Com a votação, ele obteve mais votos do que no último pleito (58%, ante 57%). Além disso, desde quando se tornou presidente, é a oitava vitória eleitoral consecutiva. Seu índice de aprovação cresceu - há seis anos era 57%. Dessa forma, o presidente ganha legitimidade internacional, fazendo afogar a idéia do referendo tão desejado pela oposição.

Resta saber se a oposição aceitará o resultado. A OEA e o Centro Carter, que participaram como observadores internacionais, já reconheceram a vitória do governo Chávez.

Geração Red Bull




(...)Eu sou uma pessoa atormentada. Pelo excesso de emails, pelo exagero de informaçoes que recebo, pelo zumzumzum do andar em que trabalho, pelo relógio - tenho uma coleçao deles - pelas revistas femininas, pelo identificador de chamadas do celular e pelo ramal na minha mesa que nao tem identificador(...)

(...)Fazemos tudo no ritmo do desespero, como se nao houvesse amanha porque as informaçoes nos afogam, nos sufocam e a velocidade dos fatos parece impossível de acompanhar. E, no entanto, nao somos tao diferentes assim de nossos pais ou dos pais deles
(...)

Artigo de Fernanda Romano, no BlueBus.

http://www.bluebus.com.br/cgi-bin/show.pl?p=1&id=54631

domingo, agosto 15, 2004

Política santista 1

Foi dada a largada à corrida eleitoral na cidade de Santos-SP. O semanário Boqueirão News está promovendo uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito. A primeira delas foi com o ex-diretor da Codesp, Carlos Eduardo Adegas.

http://www.boqnews.com.br/principal2.asp?codigo=296

Hugo Chávez

Hoje, acontece na Venezuela o referendo que decidirá se o presidente Hugo Chávez continua ou não no poder. A oposição, formada na sua maioria por pessoas da classe média e empresários, acusa o Conselho Nacional Eleitoral de ser controlado por chavistas e atrapalhar o fluxo de eleitores para a votação. Já os aliados acusam a empresa de telefonia Cantv de tentar transmitir dados falsos das máquinas eletrônicas para a central de apuração. Os boatos e acusações de ambos os lados prometem varar a madrugada.

Especulações à parte, a Caros Amigos deste mês traz uma entrevista com Chávez, que é considerado, pelas forças de esquerda e movimentos sociais da América Latina, um símbolo e exemplo de resistência às grandes instituções financeiras internacionais e ao modelo neoliberal.

Alguns trechos da entrevista:

...Recomendo a todos que assistam ao documentário Fahrenheit 9/11 (de Michael Moore, vencedor do Festival de Cannes de 2004 e grande sucesso de público nos Estados Unidos). É muito bom. Bush é um assassino. Olhe o que eles estão fazendo no Iraque. Atacam os povos do mundo...

...Só a união latino-americana permite enfrentar o império...

...O povo pobre me dá energia e a sensação de estar vivo...

http://carosamigos.terra.com.br/

sábado, agosto 14, 2004

Outro blog

O site Nomínimo também mantém um blog sobre as Olimpíadas. No caso, a página faz um resumo dos principais noticiários sobre a competição.

Weblog nas Olimpíadas


Blogs das Olimpíadas


Janeth, da Seleção de Basquete/Foto:Terra

Enquanto alguns não percebem a importância da web na sociedade brasileira...

Os sites Terra e UOL criaram blogs e fotolog que contêm uma cobertura exclusiva nos Jogos de Atenas. As páginas são mantidas por jornalistas, voluntários e atletas.
O TERRA mantém um fotolog
Fotolog de Atletas
O UOL mantém vários blogs
http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/blogos/



sexta-feira, agosto 13, 2004

Sem comentários


Redação do UOL/Foto:UOL.

Tem gente que até hoje não entendeu ou não quis entender a internet... O COB, Comitê Olímpico Brasileiro, negou credenciais para jornalistas do UOL. É um exemplo daquela visão preconceituosa que ainda persiste no nosso meio: jornalistas de web e assessores de imprensa são vistos como "profissionais de segunda categoria".

Notícia da UOL

12/08/2004 - 22h34
COB nega credenciais a jornalistas da Web
Da Redação
Em São Paulo

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) voltou a desprezar a Internet no credenciamento para as Olimpíadas de Atenas. Assim como fez em 2000, em Sydney, a entidade mostrou critérios dúbios na distribuição das credenciais para a cobertura jornalística das Olimpíadas de Atenas.

Em resposta a correspondência anterior do UOL, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, diz que a entidade máxima do esporte brasileiro optou por não credenciar sites e portais com o intuito de "atender aos veículos de grande imprensa que tradicionalmente vêm cobrindo os Jogos Olímpicos". Como veículos de "grande imprensa" entendem-se, nesse caso, os órgãos de mídia impressa, que o COB vê como similar aos veículos online para fins de credenciamento.

Ainda segundo a entidade, o número de credenciais de mídia impressa destinada ao Brasil pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) foi praticamente o mesmo que para Sydney-00, quando jornalistas que trabalham nas pontocom tampouco foram credenciados.A assessoria de imprensa do COB não respondeu a consulta do UOL sobre o número exato de credenciais enviadas pelo COI e como se deu a distribuição das mesmas.

A decisão de não credenciar veículos online mostra a falta de entendimento do COB sobre a abrangência, importância e penetração da Internet na sociedade brasileira. Mostra também que o COB ignora as vantagens que a Web oferece ao público como fonte ininterrupta de informação atualizada. A convergência de mídias representada pela Internet, que tem no UOL seu maior expoente no Brasil, não esbarra nas limitações de mídias convencionais, como a falta de espaço para informações, no caso da mídia impressa, ou horário e tempo de veiculação dos programas, caso das emissoras de rádio e televisão.

Mesmo sem habilitação adequada, o UOL, assim como em 2000, não privará o leitor de informações diretas da sede dos Jogos. O UOL trará ao público o ambiente das competições em reportagens diferenciadas dos enviados a Atenas da Folha e da revista Veja, ambos parceiros do UOL.Além disso, mesmo sem a credencial olímpica, o enviado especial do UOL à capital grega comprou ingressos e estará presente nos principais eventos que envolvem atletas brasileiros.

O jornalista obteve de última hora uma credencial para a "Casa Brasil", local de entrevistas dos medalhistas brasileiros.Mas a reedição da situação vivida há quatro anos e a falta de garantias de que os problemas não se repetirão em Pequim, sede das Olimpíadas de 2008, apenas confirmam os problemas de discernimento do COB quanto à necessidade de atender o quanto antes o grande público que busca na Internet brasileira informações sobre o maior evento poliesportivo do planeta. O UOL Esporte é o site de esportes de maior audiência da Internet brasileira.

Segundo o último relatório divulgado pelo Ibope, em junho deste ano, o site soma 1,344 milhão de visitantes únicos apenas acessando por computadores de casa. Esse número, portanto, não inclui as milhões de pessoas que acessam a Web de escritórios, escolas, universidades e outros locais públicos.O relatório do Ibope de junho aponta que há, na Internet, mais de 10,279 milhões de visitantes únicos ativos nos lares brasileiros.

Desses, 6,804 milhões visitaram o UOL naquele mês. A cada 10 pessoas que acessam a Internet a partir de casa no Brasil, pelo menos seis visitam o UOL regularmente.A audiência do UOL Esporte representa 13,31% das pessoas que acessaram a Internet brasileira em junho, alcance maior que o atingido pelas edições de vários jornais brasileiros que, mesmo fundados após o UOL, são considerados pelo COB veículos "tradicionais" e, por isso, cativos no credenciamento.São os casos dos diários "Lance!", lançado em outubro de 1997 (o UOL foi fundado em abril de 1996), e do "Extra", publicação "popular" das Organizações Globo no Rio de Janeiro.

A tiragem média das edições do "Lance!" feitas no Rio e em São Paulo é de 85 mil exemplares. Já o "Extra" teve em maio deste ano, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação), uma tiragem média de 250.035 exemplares.A exposição dos esportes olímpicos nas páginas do UOL também contrasta com exclusão do portal pelo COB. Desde Sydney-00, quando realizou a principal cobertura da Internet brasileira, o UOL tem divulgado sistematicamente, com entrevistas, páginas especiais, hospedagem de sites oficiais de atletas e bate-papos, praticamente todas as competições das principais modalidades que estarão em Atenas.

Similar americano das Olimpíadas, os Jogos Pan-Americanos também ganharam amplo destaque nas páginas no UOL, que enviou três jornalistas para Santo Domingo, capital da República Dominicana, sede da edição do Pan de 2003. Campeonatos mundiais, torneios pré-olímpicos e ligas nacionais de esportes aquáticos, basquete e vôlei, entre outros, também foram destacados com ênfase nas páginas do UOL Esporte.


http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/ultimas/2004/08/12/ult