quinta-feira, abril 24, 2003

Alunos e professores identificam "Garganta Profunda"



Mais de 60 estudantes e oito professores da Universidade de Ilinois nos EUA identificaram quem era o “garganta profunda” do caso WaterGate.

Segundo eles, seria Fred Fielding, um advogado, assistente de John Dean, conselheiro do presidente Nixon. A descoberta foi fruto de um pesquisa que começou em 1999, em classe de jornalismo investigativo. De acordo com o professor Bill Ganes, documentos importantes comprovam o feito.

“Garganta profunda” era a principal fonte anônima que passou a dois jornalistas do Washington Post informações que lhes permitiram revelar o caso Watergate.

Mais detalhes. Clique aqui(em inglês)

UPI
http://www.upi.com/view.cfm?StoryID=20030423-120715-7016r

Jornalistas e soldados americanos=saqueadores?



Saiu no The Wall Street Journal. Autoridades da alfândega americana revelam que profissionais da imprensa que cobriram o conflito no Iraque estão tentando entrar nos EUA com objetos roubados no país invadido.

O repórter do Boston Herald, Jules Crittenden teve suas bagagens apreendidas durante a semana, pois trazia pinturas e outros itens "recolhidos" durante a cobertura da guerra.

O Herald divulgou nota informando que seu jornalista declarou os objetos e está cooperando com os funcionários da alfândega.

O mesmo problema está ocorrendo nos aeroportos de Washington e Londres. Um soldado, que não teve o nome divulgado, tentou despachar armas banhadas a ouro (um rifle e espadas ornamentais) do Kuait para uma base militar no Estado da Georgia.

The Wall Street Journal
http://online.wsj.com/article/0,,SB10511366675386400,00.html?mod=media_wsj_hs (somente assinantes)

Fotos de guerra



Site com galeria de fotos do conflito no Iraque


The Digital Journalist
http://www.digitaljournalist.org/

quarta-feira, abril 23, 2003

Livros de guerra



Durante a guerra no Iraque, o jornalista americano do Newsday, Matt McAllester ficou preso durante uma semana, suspeito de espionagem. A sua experiência vai render um livro com o título "Blinded by the sunlight"que chegará as livrarias em meados do ano que vem.

Segundo David Hirshey,editor executivo da HarperCollins (editora de livros responsável pela publicação), eles estão recebendo diversos projetos de repórteres que cobriram a guerra. Prova de que virá uma safra de livros relacionados à guerra.
Fonte: Bluebus

Bluebus
http://www.bluebus.com.br

segunda-feira, abril 14, 2003

O todo poderoso Google?



O buscador Google adquiriu tanta importância que tem gente pensando por aí em regulamentá-lo. Nesta semana, Silvio Meira aborda o problema no seu artigo. Confira trechos:

Numa época em que se tenta, a muito custo, desregulamentar quase tudo, de eletricidade a educação, que sentido faz um discurso para regulamentar o mercado dos engenhos de busca?

Em inglês, e não só no livro de Gibson, já existe o verbo “to google”, no sentido de procurar algo na rede, e este uso começa a se tornar universal

No Brasil, talvez, teremos uma tradução como gugolar (ou gugar), em breve...

Reconhecimento de Padrões: Google é um deles
http://www.meira.com

sábado, abril 05, 2003

O blues e o jazz de Sonoridades



Músico profissional desde os 17 anos, o guitarrista Mauro Hector lança neste mês o seu CD Sonoridades. O guitarrista já tocou com nomes como Mozart Mello, Faiska e Guilherme Arantes.

Mauro começou sua carreira em 1986, com a banda de hard rock Druídas, que durou 11 anos. Em 1997, fez parte do ICM Trio, uma proposta de jazz e fusion. Participou também do primeiro disco solo do baixista Zuzo Moussawer e do baterista Alexandre Reis.

Desde 1999, arriscou um caminho difícil no Brasil: o da música instrumental, um caminho aonde o músico está superando todos os obstáculos. Em outubro de 2002, no Cascavel Jazz Festival, Mauro foi escolhido entre doze finalistas de um número aproximado de mais de 40 inscrições de todo o Brasil.

Além de ser professor de guitarra, Mauro também faz parte da Banda Ease. Toca blues de primeira qualidade: Robin Trower, Stevie Ray Vaughan, Jimi Hendrix, Albert Lee e por ai vai.
Sonoridades é trabalho original e de qualidade. Um ótimo CD de música instrumental. Pena que não tenha em vinil. Com linguagem rica e diversificada, o músico improvisa em todas as faixas.

Em breve, neste blog teremos uma entrevista exclusiva com este músico

Mauro Hector Website
http://www.maurohector.hpg.com.br
Website tributo
http://usuarios.cmg.com.br/~hp-arim/mhwst/

sexta-feira, abril 04, 2003

Nos 20 anos do CD, os vinis estão de volta



No ano em que os Cds completam 20 anos de idade, os vinis voltam em alta. Aliás, os bolachões nunca saíram de cena.
Ao longo dos anos a indústria dos Cds usou vários argumentos para derrubar, como a queda da qualidade sonora. Hoje com R$ 600 é possível comprar um equipamento (agulha,parato, cápsula) e bater com o som de CD.

Um dos problemas do vinil é que o seu grande público continua sendo os músicos ou ex-músicos, ou seja um mercado relativamente pequeno. No Brasil, existe um única fábrica no país, localizada na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Os antigos equipamentos de prensagem de vinil foram comprados por empresas dos Estados Unidos e Europa. Lá vinil é normal. Várias bandas lançam seus discos em CD e vinil.

Bem que falar de 20 anos de CD é brincadeira, enquanto a geração do MP3 vem aí, ainda mais sabendo que o vinil é mais dificil de se piratear do que o cd.

Revista Época
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT516777-1661,00.html
Risco de extinção
http://www.no.com.br/revista/noticia/51120/1009389605000
Em baixa rotação
http://www.no.com.br/revista/noticia/51122/1009389651000